Ministério da Economia avalia retorno do Brasil à OCDE

Outras organizações internacionais como G20, Brics e Mercosul também estão sendo consideradas

Por redação Portal A8SE 18/01/2023 14h29
Ministério da Economia avalia retorno do Brasil à OCDE
Foto: Valter Campanato

Nesta quarta-feira (18), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que está avaliando o retorno do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Outras organizações internacionais como G20, Brics e Mercosul também estão sendo consideradas.

A OCDE é uma instituição internacional que permite a troca de informações alinhamento de políticas entre os 38 países integrantes, com o objetivo de potencializar o crescimento econômico de todos os participantes.

Haddad salientou que não existe impedimento para que o país tenha uma adesão ao grupo, mesmo com questões divergentes a serem debatidas. “Não há uma rigidez que é tudo ou nada, você tem espaço para discussão. O Brasil pode fazer mudanças no seu pedido. Assim como os outros países também podem. Essa aproximação está acontecendo naturalmente. Vou ver com o Itamaraty e a Presidência da República os próximos passos”, explicou o ministro, após se reunir com o secretário-geral da OCDE, na Suíça.

G20, Brics, Mercosul

Ainda de acordo com o ministro, a agenda internacional do Brasil vai ser complexa na atual gestão, porque que o país vai assumir, este ano, a presidência de diversos organismos multilaterais, como o G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia.

Ainda, em 2024, a previsão é que o Brasil assuma a presidência dos Brics, união econômica dos países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Haverá, também, uma retomada nas relações brasileiras com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que agrega Argentina, Paraguai, Uruguai e outros países latino-americanos, pela livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países vizinhos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp