Ministério da Economia avalia retorno do Brasil à OCDE
Outras organizações internacionais como G20, Brics e Mercosul também estão sendo consideradas

Nesta quarta-feira (18), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que está avaliando o retorno do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Outras organizações internacionais como G20, Brics e Mercosul também estão sendo consideradas.
A OCDE é uma instituição internacional que permite a troca de informações alinhamento de políticas entre os 38 países integrantes, com o objetivo de potencializar o crescimento econômico de todos os participantes.
Haddad salientou que não existe impedimento para que o país tenha uma adesão ao grupo, mesmo com questões divergentes a serem debatidas. “Não há uma rigidez que é tudo ou nada, você tem espaço para discussão. O Brasil pode fazer mudanças no seu pedido. Assim como os outros países também podem. Essa aproximação está acontecendo naturalmente. Vou ver com o Itamaraty e a Presidência da República os próximos passos”, explicou o ministro, após se reunir com o secretário-geral da OCDE, na Suíça.
G20, Brics, Mercosul
Ainda de acordo com o ministro, a agenda internacional do Brasil vai ser complexa na atual gestão, porque que o país vai assumir, este ano, a presidência de diversos organismos multilaterais, como o G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia.
Ainda, em 2024, a previsão é que o Brasil assuma a presidência dos Brics, união econômica dos países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Haverá, também, uma retomada nas relações brasileiras com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que agrega Argentina, Paraguai, Uruguai e outros países latino-americanos, pela livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países vizinhos.
Últimas notícias + notícias

Duas funcionárias são indiciadas por praticar racismo no Centro de Aracaju

ANS suspende comercialização de 32 planos de saúde; confira lista

Oito unidades de saúde ofertam serviços para mulheres em Aracaju neste sábado

Suspeito de integrar quadrilha criminosa morre após confronto no Agreste Central Sergipano

Seduc abre cinquenta vagas para curso gratuito de Libras em Sergipe
