Milhares passam frio por corte de gás na Europa
A disputa entre Rússia e Ucrânia sobre fornecimento de gás para o Leste Europeu deixou centenas de milhares de residências europeias sem aquecimento, em meio ao inverno rigoroso.
Mais de 15 países foram afetados pelo corte no fornecimento do gás da Rússia. Entre os mais prejudicados estão Sérvia e Bósnia-Herzegovina.
A Rússia cortou o fornecimento de gás há uma semana, agravando uma disputa surgida por suposta falta de pagamento de contas pelo governo ucraniano.
Segundo a correspondente da BBC em Belgrado, Helen Fawkes, pelo menos oito cidades ficaram completamente sem gás no país, deixando cerca de 100 mil pessoas sem calefação.
A maioria das estações que fornecem aquecimento às residências trocou o gás por fontes de energia alternativas. Outras, que operam apenas com gás, tiveram de ser fechadas por causa do corte.
A Sérvia é praticamente dependente do gás russo e recebeu um fornecimento de emergência vindo da Hungria e da Alemanha para tentar amenizar o impacto da paralisação do fornecimento.
Bósnia
Na Bósnia, cerca de 72 mil residências ficaram sem calefação, com temperaturas que atingiram -15º C. Segundo as autoridades locais, as reservas de gás do país devem durar apenas alguns dias.
O primeiro-ministro, Nicola Spiric, afirmou que a situação do aquecimento no país é pior do que a registrada durante o conflito da década de 90. Segundo ele, a Bósnia pode enfrentar uma crise humana em breve.
A Rússia é responsável por cerca de 25% do gás consumido na União Europeia. Desse total, aproximadamente 80% é distribuído por meio de gasodutos ucranianos.
Outros países da União Europeia respondem por 40% do fornecimento para os países do bloco, enquanto a Noruega é responsável por 16,7% e a Argélia por 10,9%.
Disputa
A crise começou há uma semana. A Gazprom acusa a Ucrânia de estar roubando 65,3 milhões de metros cúbicos de gás diariamente, mas a Ucrânia nega, alegando que problemas técnicos estão prejudicando o fluxo para a Europa.
A estatal ainda acusa a Ucrânia de ter uma dívida de mais de US$ 600 milhões em contas não pagas. Os dois lados ainda não chegaram a um acordo sobre o preço do gás a ser exportado em 2009.
Além da Bósnia e da Sérvia, outros países, como Romênia, República Checa, Eslováquia, Croácia, Grécia, Hungria, Macedônia e Áustria, também relatam que tiveram o fornecimento de gás completamente suspenso.
Fonte: Folha OnLine
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Casas são interditadas após árvore ameaçar cair e moradores pedem uma solução
Simulado integrado de resposta a emergências com rede elétrica é realizado em Aracaju
Confira os destaques policiais nesta quarta-feira (29)
Dia mundial da psoríase chama atenção para doença crônica cercada de mitos e preconceitos
Ruas sem pavimentação causam transtornos diários aos moradores no Bairro Guajará
Mais acessadas
Depama resgata três cães em situação de maus-tratos em Aracaju
Pedestre fica ferido após ser atropelado na SE-270, em Simão Dias
Jovem é encontrado morto dentro de casa após ser baleado em Pirambu
Homem é morto a tiros no Centro de Cedro de São João
Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria
Mais notícias
-
3 semanas Guerra em Gaza completa dois anos com novos bombardeios israelenses e busca por cessar-fogo
-
3 semanas, 2 dias Três cientistas ganham Nobel de Medicina 2025 por avanços no sistema imunológico
-
4 semanas, 1 dia Trump propõe tarifa de 100% para filmes estrangeiros; medida pode afetar Brasil e América Latina