Manifestante joga líquido verde em ministro britânico

Peter Mandelson, do Comércio, foi alvo de grupo contrário à expansão de aeroporto de Londres

30/09/2015 19h05
Manifestante joga líquido verde em ministro britânico
A8SE

Substância esverdeada que trazia dentro de um copo era creme de ovos (AP)

Uma manifestante de um grupo ambientalista jogou líquido verde sobre o ministro do Comércio da Grã-Bretanha, Peter Mandelson, nesta sexta-feira, 6, em Londres, quando ele chegava para uma reunião sobre tecnologias para a baixa emissão de carbono. Leila Deen é integrante da ONG Plane Stupid, que faz campanha contra a construção de uma terceira pista para aviões no aeroporto de Heathrow, na capital britânica.

Ela disse que a iniciativa foi "o último recurso" depois que o processo democrático para impedir a ampliação do aeroporto falhou. O governo britânico aprovou a construção da nova pista no mês passado, apesar da oposição de alguns parlamentares, moradores das proximidades do aeroporto e ativistas pela defesa do meio ambiente.

Deen, de 29 anos, disse à BBC que informou ao ministro que a substância esverdeada que trazia dentro de um copo era creme de ovos. Segundo ela, Mandelson é um político que não foi eleito (ele foi nomeado para uma cadeira na Câmara dos Lordes do Parlamento) e que está do lado dos "interesses comerciais" em detrimento dos "interesses das pessoas e do planeta".

Para ela, uma "ação direta" é a melhor forma de se promover as mudanças já que ela e outros foram excluídos do processo democrático. "Quando a democracia falha você tem que recorrer a qualquer meio necessário desde que seja pacífico e não ameace outros seres humanos", disse Deen. "Peter Mandelson é a mesma pessoa que na verdade intimidou Ed Miliband (ministro para Energia e Mudanças Climáticas) e outros membros do gabinete para que aceitassem uma terceira pista que ninguém quer, uma terceira pista sobre a qual ninguém foi consultado e a que ninguém pode dizer `não`."

Mandelson, por sua vez, qualificou o ato como "um protesto adolescente". "Ela estava tão ocupada atirando o que parecia ser sopa verde ou coisa assim na minha cara que deixou de me dizer contra o que era o protesto, mas, como vocês podem ver, afortunadamente não era tinta e eu saí ileso", disse o ministro pouco depois do incidente, ao deixar o recinto onde estava e falar com os jornalistas. Mandelson estava sem o casaco que vestia quando foi atingido. O governo britânico tem como meta reduzir as emissões de carbono do país em 80% até 2050.

Fonte: BBCBrasil.com

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: