Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido

Ela foi escolhida em setembro e com 45 dias de mandato, se tornou o político com o menor tempo a ocupar cargo da história.

Por Redação do Portal A8SE e R7.com 20/10/2022 11h45
Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido
ANDY RAIN/EFE

Nesta quinta-feira (18), a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss renunciou ao cargo que assumiu há 45 dias. Ela fica no cargo até a escolha do sucessor e haverá uma votação para substituí-la até a próxima semana.

Hoje, diante de dezenas de repórteres, Truss afirmou que aceitou o desafio em um momento de "grande instabilidade econômica e internacional". Disse também que não pode cumprir o mandato para o qual foi eleita pelos membros conservadores e está renunciando ao cargo.

A passagem de Truss representa o mandato mais curto de um primeiro-ministro no Reino Unido — antes dela, George Canning serviu por 119 dias antes de morrer, em 1827.

Os problemas começaram quando o primeiro chanceler de Truss, Kwasi Kwarteng, assustou os mercados financeiros com seu miniorçamento em 23 de setembro, lembrou a rede britânica BBC.

Desde então, a inquietação conservadora se transformou em raiva generalizada dentro do partido parlamentar.

A renúncia segue cenas dramáticas na Câmara dos Comuns na noite passada, durante uma votação. A pressão pela saída de Truss ganhou força nas últimas horas, o que se concretizou agora.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp