Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido
Ela foi escolhida em setembro e com 45 dias de mandato, se tornou o político com o menor tempo a ocupar cargo da história.
Nesta quinta-feira (18), a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss renunciou ao cargo que assumiu há 45 dias. Ela fica no cargo até a escolha do sucessor e haverá uma votação para substituí-la até a próxima semana.
Hoje, diante de dezenas de repórteres, Truss afirmou que aceitou o desafio em um momento de "grande instabilidade econômica e internacional". Disse também que não pode cumprir o mandato para o qual foi eleita pelos membros conservadores e está renunciando ao cargo.
A passagem de Truss representa o mandato mais curto de um primeiro-ministro no Reino Unido — antes dela, George Canning serviu por 119 dias antes de morrer, em 1827.
Os problemas começaram quando o primeiro chanceler de Truss, Kwasi Kwarteng, assustou os mercados financeiros com seu miniorçamento em 23 de setembro, lembrou a rede britânica BBC.
Desde então, a inquietação conservadora se transformou em raiva generalizada dentro do partido parlamentar.
A renúncia segue cenas dramáticas na Câmara dos Comuns na noite passada, durante uma votação. A pressão pela saída de Truss ganhou força nas últimas horas, o que se concretizou agora.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção