Líder da Coreia do Norte teria escolhido caçula como sucessor

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, teria escolhido seu filho mais novo, Kim Jong-un, como seu sucessor, segundo informou a imprensa da Coreia do Sul nesta terça-feira 2. De acordo com os jornais sul-coreanos Hankook Ilbo e Dong-a Ilbo, a informação sobre a escolha do sucessor de Kim Jong-il teria sido divulgada aos diplomatas e outros órgãos do governo de Pyongyang logo após o teste nuclear de 25 de maio.
Segundo estas publicações, foi pedido às autoridades e diplomatas que apoiassem o escolhido que, acredita-se, tem 26 anos de idade. A agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando parlamentares da Coreia do Sul, afirma que a informação teria sido confirmada pela agência de inteligência sul-coreana. Os parlamentares sul-coreanos teriam recebido as informações da agência de inteligência do país na segunda-feira.
Desde que o líder Kim Jong-il aparentemente sofreu um derrame, em agosto do ano passado, muito tem se especulado sobre sua sucessão. Alguns analistas, inclusive, afirmam que as recentes ações militares da Coreia do Norte, incluindo o teste nuclear da semana passada, poderiam ser parte de uma estratégia para fortalecer Kim internamente, de modo que ele pudesse garantir a escolha de seu sucessor.
Pouco conhecido
Pouco se sabe a respeito do filho mais novo de Kim Jong-il, que, acredita-se, tenha nascido em 1983 ou no início de 1984. Segundo informações da agência de notícias Yonhap, Jong-un teria estudado em uma escola na Suíça e seria fã dos times de basquete da NBA, nos Estados Unidos. Ele é filho da terceira mulher de Kim Jong-il, Ko Yong-hi, que morreu de câncer de mama em 2004, aos 51 anos.
Segundo a BBC, esta não é a primeira vez que surgem especulações de que Kim Jong-il tenha escolhido seu filho mais novo como sucessor. As primeiras informações a respeito surgiram no mês de janeiro e, em abril, a agência Yonhap informou que Jong-un estaria ocupando um posto na Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte.
Hogg afirma que a pouca idade de Jong-un pode ser um problema para ele, já que a experiência é muito valorizada na Coreia do Norte. O atual líder norte-coreano, Kim Jong-il, foi escolhido como o sucessor de seu pai, Kim Il-sung, em 1974, vinte anos antes de sua morte, em 1994.
Fonte: BBCBrasil.com
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

O cardeal americano, Robert Prevost é o sucessor do papa Francisco, ele adotou o nome de Leão XIV

Ministério do trabalho está regulamentando o trabalho em feriados e domingos no comércio

Prefeitura de Aracaju anuncia abertura da licitação para obras no Largo da Aparecida
