Justiça avaliza candidatura de Néstor Kirchner na Argentina
A Justiça Eleitoral da Argentina deu aval ontem à estratégia do governo Cristina Kirchner para as eleições legislativas de junho, ao considerar legais as candidaturas a deputado federal do ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), do governador da Província de Buenos Aires, Daniel Scioli, e do chefe de gabinete de Cristina, Sérgio Massa.
Eles são os políticos mais populares do kirchnerismo e integram a lista do governo na Província de Buenos Aires, maior distrito eleitoral do país (37% dos votos).
Um setor opositor questionou a candidatura de Kirchner alegando que ele não teria dois anos de residência na Província --no começo do processo eleitoral ainda figurava nos registros de Santa Cruz, sua Província natal.
O juiz Manuel Blanco considerou o requisito cumprido, porque Kirchner vive desde 2003 na residência presidencial de Olivos, situada na Grande Buenos Aires.
Quanto às postulações de Scioli e de Massa, opositores alegaram ser exemplos das "candidaturas testemunhais" do governo -membros do Executivo que, se eleitos, não assumiriam os cargos, deixando apenas seu "testemunho" pró-governo.
A Justiça concluiu que a negativa em ocupar os cargos é só uma hipótese. Citou o direito de todo candidato a renunciar antes de assumir e disse que o eleitor não seria induzido a erro, pois estaria ciente dessa possibilidade. "Não esperava outra decisão", afirmou Kirchner. O Acordo Cívico e Social anunciou que irá recorrer da sentença, que é de primeira instância.
Fonte: Folha OnLine
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção