Jovens promovem 13º dia de protestos na Grécia

30/09/2015 18h59
Jovens promovem 13º dia de protestos na Grécia
A8SE

Cerca de 5.000 jovens que participavam de um protesto e policiais voltaram a entrar em confronto nesta quinta-feira, em Atenas. Trata-se do 13º dia da onda de violência urbana gerada pelo assassinato do adolescente Alexis Grigoropulos, 15, por um policial, no dia 6 --movimento que já deixou centenas de milhares de euros de prejuízo.

Na noite desta quarta-feira (17), Giorgos Paplomatas, 16, integrante do comitê estudantil da instituição onde cursa o ensino médio, foi ferido em um dos pulsos por uma bala perdida, no subúrbio de Atenas, quando conversava com amigos, na rua. Não há confirmação sobre a eventual ligação entre o disparo e as manifestações.

Os problemas começaram na chegada dos manifestantes ao Parlamento. O grupo tentou romper o cordão de isolamento formado por agentes de segurança e os atacou lançando laranjas, ao que os policiais reagiram com bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes carregavam cartazes com dizeres: "O luto não basta, a luta continua"; "É preciso punir de forma exemplar os culpados"; e "Estado assassino".

Na seqüência, os manifestantes seguiu para uma universidade das proximidades que tem servido como ponto de encontro para os protestos diários.

Nesta quinta-feira, a ação em Atenas foi organizada a pedido de sindicatos de professores, de grêmios estudantis e organizações de esquerda. Entidades de categorias como controladores de tráfego aéreo, enfermeiros e bancários também estão mobilizadas.

Houve manifestação também em Salônica, a segunda maior cidade do país. Lá, o movimento reuniu cerca de 300 jovens, que chegaram a invadir duas emissoras de rádio privadas. O ato foi parecido com o realizado nesta terça-feira (16), quando, em Atenas, 20 jovens ocuparam o prédio da rede da TV estatal grega para ler um manifesto no ar.

Grigoropulos foi morto às 21h do último dia 6, na periferia de Atenas. De acordo com a polícia, Grigoropulos foi atingido por três tiros dados pelo policial Epaminondas Korkoneas, 37, quando, com outros 30 jovens, atirava pedras e outros objetos contra um carro da polícia.

Fonte: Folha OnLine

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: