Iraque não renova contrato com seguranças da Blackwater

O motivo para o encerramento do contrato teria sido o incidente de 2007, no qual guardas da Blackwater mataram 17 civis em Bagdá e deixaram 20 feridos.

30/09/2015 19h02
Iraque não renova contrato com seguranças da Blackwater
A8SE

Blackwater (AP)

O Iraque não renovará a licença da empresa de segurança Blackwater Worldwide para operar no país. O motivo é um incidente de 2007, no qual guardas da Blackwater mataram civis em Bagdá, informou um funcionário nesta quinta-feira, 29. "O contrato está encerrado e não será renovado por ordem do ministro de Interior", afirmou um porta-voz do ministério, Abdel Karim Khalaf, à agência France Presse.

A Blackwater é uma importante parceira do Departamento de Estado norte-americano no Iraque. O incidente ocorrido em 16 de setembro de 2007 causou a morte de civis iraquianos em uma movimentada via da capital iraquiana, o que enfureceu a população local, segundo Khalaf. "É por causa do incidente com tiros em 2007", afirmou o funcionário. Uma investigação iraquiana apontou que 17 civis foram mortos e 20 feridos no incidente, no qual guardas da Blackwater abriram fogo enquanto escoltavam um comboio de diplomatas norte-americanos por Bagdá. A companhia diz que seus guardas estavam agindo em legítima defesa.


Cinco ex-guardas da Blackwater devem ser julgados em Washington pelo incidente. Eles já se declararam inocentes. O julgamentos estão previstos para começar no dia 29 de janeiro de 2010. Os críticos afirmam que a Blackwater tem uma "mentalidade de cowboy" e uma abordagem de "atirar, depois perguntar", quando realiza suas tarefas de segurança no Iraque. Após o incidente, o governo iraquiano pressionou o Departamento de Estado para retirar a Blackwater do país, porém o contrato da firma foi renovado em 2008.

Empresas como a Blackwater têm atuado no Iraque em um limbo legal, porém funcionários iraquianos se recusaram a conceder imunidade aos membros dessas companhias, segundo com um novo acordo militar firmado em novembro para regular as tropas norte-americanas no Iraque até 2011.

 

Fonte: Dow Jones

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: