Índia testa míssil com capacidade nuclear perto da fronteira com Paquistão

30/09/2015 19h01
Índia testa míssil com capacidade nuclear perto da fronteira com Paquistão
A8SE

A Índia testou nesta terça-feira com sucesso no deserto do Rajastão-- perto da fronteira com o Paquistão-- um míssil com capacidade nuclear, apesar das já tensas relações com Islamabad após os ataques terrorista em Mumbai.

Nova Déli diz que militantes baseados no Paquistão planejaram e executaram os ataques à Mumbai em 26 de novembro do ano passado, no qual 172 pessoas morreram. A Índia tem repetidamente insinuado que agentes da Inteligência paquistanesa estavam envolvidos. Ambos os lados já declararam que uma guerra não é a solução.

O teste do míssil Brahmos, que tem alcance de 290 quilômetros e atinge uma velocidade 2,8 vezes superior à do som, aconteceu a partir de uma plataforma vertical. O lançamento estava previsto para o último dia 17, mas foi adiado, informa a agência de notícias indianas PTI.

Índia e Paquistão testam mísseis regularmente, mas só avisam um ao outro em caso de lançamentos de longo alcance. Não está claro ainda se a Nova Déli informou Islamabad sobre os testes desta terça-feira.

O ministro da Defesa da Índia, A.K. Antony, afirmou que o teste estava previsto e não está dirigido contra nenhum país, divulgou a PTI. Apesar disso, alguns analistas dizem que o momento é delicado e pode alarmar o Paquistão.

Devido ao histórico conflituoso das relações entre os dois países, ambos os lados estão bastantes atentos ao significado desse tipo de teste militar. "Um teste com mísseis tem um certo potencial interpretativo do outro lado", disse C. Uday Bhaskar, um analista estratégico baseado em Nova Déli. "Há um simbolismo".

Fonte: Folha OnLine

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: