Impeachment do presidente Yoon Suk-Yeol é aprovado pelo parlamento sul-coreano
O presidente Yoon Suk-yeol será suspenso temporariamente do cargo, e o primeiro-ministro Han Duck-soo
Neste sábado (14), o parlamento da Coreia do Sul aprovou o Impeachment do presidente Yoon Suk-Yeol.
O presidente da Câmara, Woo Won-shik, anunciou que a votação foi aprovada com 204 votos favoráveis, 85 contrários, três abstenções e oito votos inválidos, de um total de 300 deputados. Para que a moção fosse aprovada, eram necessários pelo menos 200 votos favoráveis, representando uma maioria de dois terços.
O presidente Yoon Suk-yeol será suspenso temporariamente do cargo, e o primeiro-ministro Han Duck-soo assumirá interinamente a presidência.
Apesar da aprovação no Parlamento, a destituição ainda precisa ser analisada pelo Tribunal Constitucional. Para que o impeachment seja confirmado, é necessário que seis dos nove membros do tribunal votem a favor da moção, o que pode levar até 180 dias.
Caso isso ocorra, Yoon Suk-yeol será o segundo presidente sul-coreano removido do cargo durante o mandato, após Park Geun-hye, afastada em 2017 por corrupção. Do lado de fora da Assembleia Nacional, milhares de manifestantes celebraram a aprovação do processo, em um contexto de crescente insatisfação política após Yoon ter decretado lei marcial no país, decisão que provocou protestos generalizados.
Fonte: R7
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp