Igreja ortodoxa russa inicia conclave para eleger novo patriarca

30/09/2015 19h02
Igreja ortodoxa russa inicia conclave para eleger novo patriarca
A8SE

Interino da Igreja Ortodoxa russa (AP)

A Igreja Ortodoxa russa iniciou nesta terça-feira o conclave que deve eleger o sucessor do falecido patriarca Alexis 2º.

O conselho eclesiástico foi inaugurado com uma liturgia ortodoxa cantada pelos líderes da igreja e a congregação na grande Catedral de Cristo Salvador, no centro de Moscou.

O conclave, no qual participam arcebispos, bispos e metropolitas, junto a membros seculares da igreja, tem até esta quinta-feira (29) para eleger o novo patriarca. Contudo, poderá anunciar sua decisão ainda nesta terça-feira.

Alexis 2º, patriarca russo desde junho de 1990, morreu em 5 de dezembro de 2008, após sofrer durante os últimos anos graves problemas de saúde. Em meados do ano passado, circularam rumores de que tinha falecido. O cristianismo ortodoxo é a religião dominante na Rússia e na Geórgia.

Segundo a imprensa russa, o possível sucessor será o metropolita Kiril, de Smolensk e Kaliningrado, chefe do Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscou e que recentemente se reuniu com o ex-ditador cubano, Fidel Castro, em Havana.

Na votação, que é secreta e celebrada a portas fechadas, participarão 711 delegados de 64 países. Cada uma das 157 dioceses da Igreja Ortodoxa será representada por três delegados.

Apesar do intenso frio, centenas de fiéis e membros de diversas organizações ortodoxas se reúnem nas imediações da catedral para acompanhar a votação.

Os fiéis carregam placas com os dizeres "Não há uma divisão", "Pela unidade da igreja", "Somos a igreja do futuro" e "Que o Espírito Santo aponte o mais digno". Mais de 12 mil policiais foram convocados para garantir a segurança no local.

Fonte: Folha OnLine

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: