G-8 dará chance a negociação com Irã, diz Nicolas Sarkozy
O Grupo dos Oito (G-8) quer dar "uma chance para a negociação com o Irã", país suspeito de desenvolver um programa nuclear com fins bélicos, disse nesta quarta-feira, 8, o presidente francês Nicolas Sarkozy durante a reunião do bloco em Áquila, na Itália. Falando após um encontro com líderes de outras potências, ele destacou, porém, que o diálogo com Teerã acontecerá somente até setembro, quando a questão será analisada em um encontro do G-20 nos EUA, nos dias 24 e 25.
"Se não houver progresso até lá, teremos que tomar decisões", acrescentou Sarkozy. Em um comunicado separado, o G-8 se disse comprometido para encontrar uma solução diplomática para o impasse nuclear com o Irã, que o Ocidente acredita que esteja produzindo armas nucleares, enquanto o país sustenta que utiliza a tecnologia para produção de energia.
Os líderes do G-8 também condenaram a violência após as eleições presidenciais iranianas e afirmaram que continuam "seriamente preocupados" com a situação no país. Segundo Sarkozy, a declaração do bloco "mostra a unidade do G-8 contra a situação no Irã". O texto, obtido pela Associated Press, também "condena as declarações do presidente (Mahmoud) Ahmadinejad de negação ao Holocausto."
Coreia do Norte
O G-8 também condenou "nos termos mais fortes" o teste nuclear norte-coreano e lançamentos de mísseis balísticos. Em comunicado, os líderes do bloco afirmaram que as ações da Coreia do Norte "representam uma ameaça à paz e à estabilidade na região e além" do continente.
Pyogyang conduziu um teste atômico em maio e vem lançando diversos projéteis de curto alcance no mar desde então. O grupo também pediu que a ONU reprima futuras violações das resoluções do Conselho de Segurança do órgão e se engaje em um diálogo.
Fonte: Reuters
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp