Funeral e sepultamento do papa Francisco são realizados neste sábado
Missa de Exéquias marca primeiro dos 9 dias de luto e orações

Foi celebrado na na manhã deste sábado (26), a Missa de Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali – nove dias de luto e orações em honra ao papa Francisco. O velório do pontífice foi aberto para visitação e homenagens de fiéis durante três dias, no Vaticano, em Roma.
A celebração eucarística acontece no átrio da Basílica de São Pedro. Ao final, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.
Ao menos 250 cardeais, além de bispos, padres, irmãs e irmãos religiosos participam da missa de corpo presente. O caixão de madeira e zinco, selado na noite de sexta-feira (25), foi colocado no átrio da Basílica, em frente ao altar.
A celebração é acompanhada pelo coro da Capela Sistina
Após a celebração, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, em seguida, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá a cerimônia de sepultamento. O cortejo fúnebre percorrerá aproximadamente 4 quilômetros pelas ruas de Roma.
As homenagens ao pontífice seguirão com nove dias de celebrações eucarísticas, que terão início neste sábado e se estenderão até 4 de maio. As missas acontecerão sempre às 17h (horário local) na Basílica de São Pedro, com exceção da Missa da Divina Misericórdia, que será celebrada neste domingo (27), às 10h30, na Praça de São Pedro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25
