Exército mata ao menos 28 rebeldes em confrontos no nordeste do Sri Lanka

30/09/2015 19h03
Exército mata ao menos 28 rebeldes em confrontos no nordeste do Sri Lanka
A8SE

 

Mapa (Folha Online)

Ao menos 28 rebeldes tâmeis foram mortos em combates com o Exército cingalês no nordeste do Sri Lanka, segundo informou nesta quinta-feira um porta-voz militar. Há meses, as tropas do governo intensificaram o combate aos separatistas dos Tigres de Libertação do Tâmil Eelam (LTTE), que estão confinados a uma pequena área de 175 km².

 

Segundo o porta-voz, a morte dos rebeldes ocorreu durante combates nesta quarta-feira (11) em várias partes da do nordeste do país, onde os rebeldes têm seu último reduto.

O governo quer conquistar a todo custo as últimas áreas nas mãos dos LTTE. As agências humanitárias alertam para a crise na região já que 250 mil civis estão presos entre rebeldes e soldados e dezenas morreram em ataques nos últimos dias.

A medida que o Exército avança sobre os rebeldes, a batalha de propaganda dos dois lados também aumenta, com tropas e rebeldes acusando o inimigo pela morte e aprisionamento dos civis. como os jornalistas são proibidos de entrar na região, as informações não podem ser confirmadas.

A guerrilha tâmil enfrenta desde 1983 o Exército do Sri Lanka com o objetivo de proclamar um Estado independente no norte e no leste da ilha, onde sua etnia é majoritária.

Fábrica de bombas

As tropas cingalesas afirmaram ainda ter capturado uma fábrica usada pelos rebeldes para construir bombas. A medida é mais um dos recentes avanços do governo na luta contra os rebeldes.

Os soldados tomaram o controle da fábrica de armas nesta quinta-feira, em Sugandirpuram, onde os rebeldes transformavam munições de 81 mm em bombas colocadas em estradas, informou o porta-voz militar Udaya Nanayakkara.

Também nesta quinta-feira, a Cruz Vermelha afirmou ter retirado 240 civis feridos, presos em meios aos combates. Um barco trouxe os pacientes à cidade de Trincomalee, dentro do território controlado pelo governo.

Tensão étnica

A tensão entre a maioria cingalesa do Sri Lanka e a minoria tâmil se manifestou de forma clara após a independência do país, em 1948. Os Tigres Tâmeis surgiram em 1976, para lutar pela criação de um Estado independente no norte do país e é acusado pela polícia de ter matado líderes políticos e militares. Assim como outras guerrilhas, os tâmeis usam homens-bomba frequentemente durante suas ações.

A guerra aberta entre o grupo e o governo explodiu em 1983 e matou matou dezenas de milhares de pessoas em duas décadas. Os dois lados assinaram um acordo de cessar-fogo, em fevereiro de 2002, mas a violência intensificou-se em 2006, e o governo recuperou o controle da Província Oriental, em 2007. Em janeiro de 2008, o governo suspendeu oficialmente o cessar-fogo.

Os tâmeis também são uma minoria na Índia. Cerca de 60 milhões de indianos do Estado sulista de Tamil Nadu possuem fortes laços históricos e culturais com os tâmeis do Sri Lanka e têm protestado contra a ofensiva que está atingindo duramente a guerrilha.

Fonte: Folha OnLine

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: