EUA e Emirados Árabes Unidos assinam acordo de cooperação nuclear

A assinatura do pacto ocorreu cinco dias antes da transferência de poder em Washington

30/09/2015 19h01
EUA e Emirados Árabes Unidos assinam acordo de cooperação nuclear
A8SE

Os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos assinaram na noite desta quinta-feira (15) o acordo de cooperação nuclear que os países estavam negociando desde o começo do ano passado e que dará a Abu Dhabi acesso à tecnologia nuclear civil americana.

O acordo, que ainda deve ser ratificado pelo Congresso, foi assinado pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e o ministro de Exteriores árabe, xeque Abdullah bin Zayed al-Nahiyan, depois que os dois assinaram em abril em Manama, Barein, um memorando de entendimento sobre a cooperação no uso pacífico de energia nuclear.

A assinatura do pacto ocorreu cinco dias antes da transferência de poder em Washington. O Departamento de Estado ressaltou que o acordo "não somente estabelece uma base sólida para os benefícios mútuos que surjam da cooperação (...), mas também tem o potencial de gerar uma era de desenvolvimento responsável de energia nuclear no Oriente Médio".

Neste sentido, afirmou que o acordo com os Emirados Árabes Unidos "representa um forte contraste com o Irã, que quer o desenvolvimento de capacidades nucleares incompatíveis com a AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica] e as resoluções do Conselho de Segurança da ONU".

Os EUA consideram que os acordos de cooperação nuclear obrigam os países a se comprometerem com o uso pacífico da energia e da tecnologia nuclear, o qual promove os esforços de não-proliferação.

No entanto, há parlamentares que se opõem aos pactos nucleares dos EUA com certos países, alegando que abrem precedente para que outras nações possam adquirir tecnologia nuclear sem se submeter às salvaguardas estabelecidas para a não-proliferação.


Fonte: Estadão

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: