EUA e China acertam cooperação no Afeganistão e Paquistão

30/09/2015 19h08
EUA e China acertam cooperação no Afeganistão e Paquistão
A8SE

Os Estados Unidos e China estabeleceram acordo para promoção da paz, estabilidade e desenvolvimento do Sudeste Asiático e, principalmente, no Afeganistão e Paquistão, onde os EUA ampliaram recentemente a ofensiva militar contra o terrorismo.

O acordo foi fechado, segundo fontes oficiais, durante a visita a Pequim do enviado dos EUA para Paquistão e Afeganistão, Richard Holbrooke.

Durante a visita de dois dias, Holbrooke se reuniu com o ministro chinês das Relações Exteriores, Yang Jiechi, e com o chefe do gabinete oficial Dai Bingguo.

"Estamos aqui para compartilhar pontos de vista sobre a situação no Afeganistão e Paquistão, porque compartilhamos um mesmo perigo, um mesmo desafio e um mesmo objetivo", declarou Holbrooke antes de deixar o país.

O porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Jiang Yu, afirmou que os dois países estão de acordo em trabalhar juntos a respeito do problema.

Holbrooke visitará Tóquio para participar na conferência internacional de doadores, onde o governo dos EUA deve pedir mais ajuda para o Paquistão.

Recentemente, os EUA anunciaram o aumento dos esforços militares no Afeganistão e a extensão da guerra contra o terrorismo para o vizinho Paquistão. O governo do democrata Barack Obama afirmou ainda que triplicará para US$ 1,5 bilhão a ajuda ao governo paquistanês.

Fonte: France Presse

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: