Espiões da China grampearam celular de premiê australiano, diz jornal
Os fatos aconteceram durante a visita de Rudd à China, em agosto de 2008, quando os serviços de inteligência chineses "grampearam" Rudd

Supostos espiões chineses se infiltraram nas comunicações feitas por celular e computador pelo primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, informou nesta quinta-feira um jornal da Austrália.
Os fatos aconteceram durante a visita de Rudd à China, em agosto de 2008, quando os serviços de inteligência chineses "grampearam" Rudd, segundo fontes citadas pelo jornal "The Australian".
Em Londres, após a reunião do G20, Rudd, disse a repórteres que não tinha sido avisado sobre um ataque específico, mas que o governo estava preocupado com a espionagem eletrônica.
"A declaração de segurança nacional [de dezembro] claramente identificou a ameaça de ataques cibernéticos,", disse Rudd a jornalistas australianos.
Aparentemente, a China também tentou reiteradamente invadir a rede de informática do governo da Austrália, particularmente a dos departamentos de Defesa e Interior, assim como em algumas embaixadas estrangeiras e empresas, como a mineradora Rio Tinto.
Citando fontes não identificadas da inteligência, o jornal informou que as tentativas de espionagem eletrônica de Pequim alarmaram o governo de centro-esquerda e levaram a um reforço nas medidas de segurança das comunicações entre as autoridades que viaja, para a China.
Em fevereiro, Canberra vetou a compra da Oz Minerals pela chinesa Minmetals, já que a operação incluía a aquisição da mina de Prominent Hill, situada em pleno campo de testes militares.
Depois que pesquisadores do Canadá anunciaram na última segunda-feira (30) a descoberta do que chamaram de a maior operação de espionagem online já encontrada, com base na China, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês, Qin Gang, disse que as acusações eram "mentiras" que pretendiam prejudicar a imagem do país.
Fonte: Folha Online
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Vazamento de água na rua São Francisco de Assis no bairro Dom Luciano em Aracaju

Confira os destaques da ronda policial desta sexta-feira (09)

Missa em ação de graças pelo Papa Leão XIV é realizada na Catedral Metropolitana de Aracaju
