De saída, Bush premia os aliados Uribe, Blair e Howard

Americano concede a mais alta distinção civil ao presidente colombiano e aos ex-premiês britânico e australiano

30/09/2015 19h00
De saída, Bush premia os aliados Uribe, Blair e Howard
A8SE

 

Bush premia os aliados (Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, concedeu a medalha presidencial da liberdade a seu colega colombiano, Álvaro Uribe, e os ex-primeiros-ministros Tony Blair, do Reino Unido, e John Howard, da Austrália, informou a Casa Branca na segunda-feira, 5.

A porta-voz Dana Perino indicou que "o presidente honra a estes líderes por seu trabalho na melhora das vidas de seus cidadãos e por seus esforços para a promoção da democracia, dos direitos humanos e da paz no exterior". As medalhas, a maior distinção concedida pelo presidente americano, serão entregues em cerimônia no próximo dia 13 na Casa Branca.

Uribe, Blair e Howard, apontou a porta-voz, foram "fortes aliados" dos EUA, em particular na luta contra o terrorismo. "Seus esforços para levar a esperança e a liberdade ao povo pessoas de todo o mundo fizeram de seus países,dos Estados Unidos e da comunidade mundial um lugar mais seguro", enfatizou.

Até agora, Bush entregou a medalha para 78 pessoas, entre elas Paul Bremer, ex-chefe do órgão que governou o Iraque após a queda do regime de Saddam Hussein, e ao ex-diretor da CIA George Tenet. Tanto Blair como Howard foram grandes apoiadores de Bush na controversa guerra no Iraque. O presidente colombiano mantém uma excelente relação pessoal com o mandatário americano e foi um de seus mais firmes aliados na América Latina.

 

Fonte: Reuters

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: