Coreia do Sul confirma segundo caso de gripe suína no país

30/09/2015 19h10
Coreia do Sul confirma segundo caso de gripe suína no país
A8SE

Autoridades sanitárias sul-coreanas confirmaram nesta terça-feira o segundo caso da gripe suína no país, o primeiro sob suspeita de ter sido causado por contágio humano local.

Segundo a agência local Yonhap, o novo caso é de freira de 44 anos que vivia com o primeiro paciente confirmado com o novo vírus, oficialmente denominado A (H1N1). Ela não viajou para nenhum dos países afetados pela epidemia, informou o Ministério da Saúde sul-coreano.

"O estado de saúde da freira está melhorando e ela receberá alta na quarta-feira [6]", disse um porta-voz do Ministério da Saúde, citado pela Yonhap.

O primeiro paciente de gripe suína recebeu alta do hospital nesta segunda-feira.

Até o momento, 148 pessoas apresentaram sintomas deste novo tipo de gripe na Coreia do Sul, que restringiu viagens ao México, considerado epicentro da epidemia.

Balanço

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou na manhã desta terça-feira um novo balanço do total de casos de gripe A (H1N1). Segundo a organização, há 1.124 casos da doença em 21 países. No balanço anterior, os casos confirmados eram 1.025.

A organização reconhece apenas um dos casos registrados por Seul. No México, país mais afetado pelo novo vírus, foram registrados 590 casos da doença, 25 deles resultando na morte do paciente.

Nos EUA, segundo país mais atingido, 286 pessoas foram contaminadas pela doença, sendo que uma delas --um bebê mexicano-- morreu no Estado do Texas. O Canadá, terceiro país com mais casos, tem 140 registros.

Os outros países com casos confirmados da doença --nenhum deles com registro de mortos-- são: Espanha (54 casos), Reino Unido (18), Alemanha (8), Nova Zelândia (6), França (4), Israel (4), Itália (2), El Salvador (2), Áustria (1), China (1, em Hong Kong), Costa Rica (1), Colômbia (1), Dinamarca (1), Irlanda (1), Holanda (1), Portugal (1) e Suíça (1).

O comunicado divulgado na manhã desta terça diz mais uma vez que restrições de viagens não são necessárias --quem apresenta sintomas da doença, entretanto, é aconselhado a adiar viagens-- e que o consumo de carne de porco cozida não traz riscos de infecção.

Fonte: Efe

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: