Coreia do Norte realizará eleições parlamentares em março

O país adiou o pleito de agosto de 2008, quando o mandato de cinco anos dos membros da assembleia expirou. A nova eleição acontece no dia 8 de março, segundo anúncio feito pela Assembleia Popular Suprema.

30/09/2015 19h00
Coreia do Norte realizará eleições parlamentares em março
A8SE

A Coreia do Norte realizará eleições parlamentares em março, sinal de que a saúde do líder norte-coreano Kim Jong-il está melhorando, segundo afirmou a imprensa estatal sul-coreana. O país adiou o pleito de agosto de 2008, quando o mandato de cinco anos dos membros da assembleia expirou.

Segundo a agência estatal norte-coreana KCNA, o presidente da Assembleia Popular Suprema anunciou a decisão de realizar no próximo dia 8 de março o pleito. As últimas eleições foi adiada durante um período de constantes especulações sobre o estado de saúde de Kim, que segundo fontes de espionagem sul-coreanas e americanas, teria sofrido um derrame cerebral em agosto e estaria se recuperando.

Especialistas sul-coreanos acreditam que o anúncio das eleições reforça a tese da recuperação de Kim e a normalização da vida política do país comunista. Segundo a Yonhap, a nova assembleia também fará um reajuste do gabinete e reafirmará o líder norte-coreano como chefe da Comissão Nacional de Defesa, que controla o Exército do país.

Acredita-se ainda que Pyongyang impulsionará a entrada de jovens economistas para promover o setor. No fim de 2008, a Coreia do Norte nomeou nove ministros nas pastas de ferrovias, agricultura, indústria e eletricidade para restaurar a economia do país comunista, que beira à ruína.

Fonte: Estadão

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: