Comer demais em pouco tempo pode aumentar gordura no longo prazo, diz estudo
Uma pesquisa feita por cientistas na Suécia afirma que pessoas que se alimentam mal e em excesso podem sofrer um aumento na gordura do seu corpo no longo prazo.
Uma pesquisa feita por cientistas na Suécia afirma que pessoas que se alimentam mal e em excesso - mesmo durante apenas um pequeno período de tempo - podem sofrer um aumento na gordura do seu corpo no longo prazo.
No estudo da universidade de Linkoping, um grupo de pessoas passou quatro semanas comendo vários alimentos ricos em gordura e praticando poucos exercícios físicos. Em média, eles engordaram 6,4 quilos.
Mais de dois anos depois, os indícios de aumento da gordura no corpo ainda eram evidentes.
Durante a pesquisa, que foi publicada na revista científica Nutrition & Metabolism, os 18 participantes do estudo tiveram sua atividade física limitada a 5 mil passos por dia, a média de uma pessoa com vida sedentária.
Longo prazo
Durante quatro semanas, eles aumentaram em 70% o consumo de alimentos com muitas calorias. Após seis meses, eles já haviam perdido quase todo o peso adquirido - por volta de 5kg.
No entanto, após 12 meses, o peso médio de cada um havia aumentado em 1,5kg, dos quais 1,4kg eram em gordura.
Após dois anos e meio, aumento do peso foi de 3,1kg.
A pesquisa sugere que até mesmo um período curto de ingestão excessiva de alimentos gordurosos e a falta de exercícios podem mudar psicologicamente cada pessoa, tornando mais difícil a perda de peso.
"O estudo sugere que até mesmo mudanças de comportamento de curto prazo podem ter efeito prolongado na saúde", disse Asa Ernersson, que liderou a pesquisa feita pela Universidade de Linkoping.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Alexandre de Moraes autoriza ida de Bolsonaro a hospital para fazer exames
Briga pela Presidência da Câmara de Vereadores de Aracaju
Prefeita Emília Corrêa destaca avanços do primeiro ano de gestão
Projeto Tamar devolve ao mar tartaruga- verde após processo de reabilitação
Confira os destaques do quadro ‘É o bicho’ nesta quinta-feira (08)
Mais acessadas
Bloco Por Amor ao Iate terá percurso alterado e divulga entrega de abadás
Verão Folia segue a todo vapor e traz o projeto "Na Farra" a Aracaju
Tilápia-azul abre inscrições para oficinas gratuitas em artes visuais em Aracaju
Foto de investigado foragido por homicídio de farmacêutico em Aracaju é divulgada
UFS convoca alunos de graduação para atualizar cadastro socioeconômico até 25 de janeiro
Mais notícias
-
3 dias, 21 horas EUA anunciam controle da Venezuela após captura de Maduro e ação militar gera reação internacional
-
5 dias, 2 horas Trump dispara contra a Venezuela e declara que Maduro foi capturado
-
1 semana China impõe cotas e tarifa extra à carne bovina importada e impacta exportações do Brasil