Com avião à espera e expectativas frustradas, brasileiros têm promessa de deixar Gaza amanhã
Retirada de estrangeiros começou no dia 1º; desde então, seis grupos, com cerca de 3.200 pessoas, foram autorizados a sair do território palestino

Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza dizem que poderão deixar o território amanhã, após uma espera que chega hoje ao oitavo dia, desde a abertura da passagem de Rafah para a saída de estrangeiros, informa a Record.
A expectativa do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, era de que as 34 pessoas — 24 brasileiros e 10 palestinos relacionados a eles — pudessem ser repatriados até esta quarta-feira (8), mas o fechamento temporário da fronteira com o Egito no sábado (4) atrasou a programação.
Desde a abertura do posto fronteiriço de Rafah, no dia 1º, cerca de 3.200 detentores de passaporte estrangeiro já deixaram Gaza.
Na noite de ontem, o grupo foi avisado para se preparar para viajar ao Brasil a qualquer momento. Eles continuam abrigados em duas cidades no sul do território palestino (Khan Younis e Rafah).
O comerciante Hasan Rabee chegou a fazer uma publicação no Instagram em um tom otimista, prevendo que estaria na lista desta quarta-feira, o que não aconteceu.
Um dos aviões da Presidência da República, um Embraer VC-2, decolou em 12 de outubro para Roma, na expectativa de resgatar os brasileiros.
No dia 18, a aeronave chegou a ser deslocada para o aeroporto internacional de Al-Arish, próximo à fronteira com a Faixa de Gaza.
Em 31 de outubro, uma aeronave igual chegou ao Cairo, levando 2 toneladas de alimentos para a população de Gaza, e desde então aguarda para trazer o grupo que está para ser liberado do território palestino.
Na ocasião, houve o deslocamento do primeiro avião para a Jordânia, de onde foram repatriados 30 brasileiros que estavam na Cisjordânia.
O Itamaraty informa que desde o início da guerra já foram trazidas para o Brasil, em nove voos da FAB, 1.445 pessoas de Israel e da Cisjordânia.
Últimas notícias + notícias

Uma pessoa morre e outras cinco ficam feridas após acidente na BR-235; VÍDEO

Campanha apresentará musical feito por pessoas com deficiência em Aracaju

Rogério Carvalho alerta para 'epidemia de violência de gênero' no Brasil

Brasil será palco da 30ª Conferência sobre Mudança do Clima em 2025

Renan Filho defende Lula e nega revisão da privatização da Eletrobras

Roseline Morais se candidata para vaga no Tribunal Superior do Trabalho
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

Governo de Sergipe lança políticas públicas voltadas ao atendimento dos direitos da criança

Conheça espetáculo natalino repleto de magia, expressão e amor pela música
