Um grupo de pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, fez uma descoberta histórica que abre caminhos para a reversão da surdez associada ao envelhecimento.
Em um artigo publicado na revista científica Nature nesta quarta-feira (4), a equipe do professor Jaime Garcia-Anoveros descreve a pesquisa para achar um gene capaz de produzir células ciliadas do ouvido interno ou externo.
A perda auditiva em idosos pode ser causada pela própria idade, por exposição a ruídos ou uso de certos medicamentos, tornado-se irreversível. Isso acontece porque as células ciliadas externas morrem e não há como reconstrui-las. A descoberta desse chamado "gene mestre" supera um obstáculo que havia para restaurar a audição em casos de surdez irreversível.
No momento, a pesquisa está em fase experimental, mas os resultados são promissores, segundo o professor Jaime Garcia-Anoveros. "Agora podemos descobrir como fazer células ciliadas especificamente internas ou externas e identificar por que as últimas são mais propensas a morrer e causar surdez", disse.
Um estudo conduzido pelo Instituto Locomotiva e pela Semana de Acessibilidade Surda em 2019 revela que o Brasil tinha 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva naquela época, sendo 57% com mais de 60 anos.
Últimas notícias + notícias

Mais 12 ônibus são inseridos no transporte coletivo da Grande Aracaju

Corpo de Bombeiros atende 688 ocorrências no último mês em Sergipe

Um dos homens baleados em Campo do Brito é investigado por duplo homicídio praticado no dia anterior

Suspeito de atirar pedras contra profissionais da imprensa em Capela é identificado

Justiça Eleitoral de Sergipe disponibiliza canal de atendimento virtual para dúvidas, denúncias e orientações
