O governo chinês disse nesta terça-feira, 26, não ter influência sobre outros países em suas relações diplomáticas, em referência ao regime norte-coreano, que realizou seu segundo teste nuclear e lançou cinco mísseis de curto alcance, o que desencadeou uma crise internacional. "Não acredito que a palavra `influência` exista na diplomacia chinesa", disse o porta-voz da Chancelaria chinesa, Ma Zhaoxu, ao ser perguntado em entrevista coletiva sobre se o teste nuclear demonstra que Pequim não tem influência sobre Pyongyang.
O regime chinês é o principal fornecedor e defensor internacional do isolado regime de Kim Jong-il, ao qual fornece alimentos, armas e a maior parte do combustível que consome.
O porta-voz também comentou sobre a possibilidade de a China apoiar novas sanções contra Pyongyang no Conselho de Segurança ou se, como até agora, as bloqueará. "Depois do teste norte-coreano, a China expressou diretamente sua postura à Coreia do Norte. O regime norte-coreano realizou um novo teste nuclear ignorando a oposição da comunidade internacional. O Governo chinês se opõe firmemente a esse ato", ressaltou.
Além disso, afirmou que a China "pede de forma contundente que a Coreia do Norte cumpra seus compromissos de desmantelamento nuclear, que detenha qualquer ato que possa deteriorar ainda mais a situação e que retorne às conversas de seis lados".
O diálogo multilateral, no qual participam as duas Coreias, Estados Unidos, Rússia, Japão e China, começou em 2003, e em 2007, um ano depois do primeiro teste nuclear norte-coreano, conseguiu o compromisso de Pyongyang de desmantelar seus reatores em troca de reconhecimento diplomático e combustível. No entanto, desde o ano passado, e coincidindo com uma suposta doença do líder Kim Jong-il e a mudança de governo nos Estados Unidos, a Coreia do Norte decidiu retomar seu programa nuclear, por isso o mecanismo de diálogo está em ponto morto.
Fonte: Efe
Últimas notícias + notícias

Márcia Fu canta 'Escrito nas Estrelas' durante reality e música de 1985 volta ao topo em 2023

Jovem é morto a tiros na Praça da Paz em Areia Branca

Serviço de emissão de identidade volta a funcionar em Sergipe a partir de segunda-feira (12)

Ponte sem manutenção coloca em risco a segurança dos moradores em Socorro e São Cristóvão

Lula avalia nomes para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça

Abastecimento de água ficará comprometido em Itabaiana nos próximos dias
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

Moradores do loteamento Rosa de maio dizem que foram esquecidos

Prefeitura de Aracaju apresenta Projeto de Lei do Licenciamento Autodeclaratório
