Chega a 296 mil o número de bebês afetados por leite adulterado na China

30/09/2015 19h01
Chega a 296 mil o número de bebês afetados por leite adulterado na China
A8SE

O Ministério da Saúde chinês elevou para 296 mil o número de bebês doentes por consumir leite adulterado com melamina --componente químico industrial usado na fabricação de plástico. O dado foi descoberto depois que o governo realizou um exame médico em 22,4 milhões de crianças que tinham ingerido a substância, informou a agência Xinhua.

Os últimas números oficiais estabeleciam o número de afetados em 294 mil crianças. O escândalo explodiu no ano passado quando várias crianças alimentadas com o leite contaminado apareceram com pedras nos rins, algo pouco frequente na infância.

Até agora, o governo chinês reconhece a morte de seis bebês por intoxicação com melamina, embora poderia haver mais casos, como o de um bebê alimentado desde seu nascimento com leite contaminado e diagnosticado com cálculos no rim, que morreu em 6 de janeiro na província chinesa de Shandong (nordeste).

Segundo o porta-voz do Ministério, Mao Qun, 52.898 crianças doentes foram tratadas em hospitais de todo o país até o final de dezembro. Destes, ao menos 316 continuam doentes.

O pai de uma das crianças afetadas denunciou no começo de janeiro que se desconhece o nível de gravidade da intoxicação, já que não se sabe quais são as sequelas da ingestão de melamina.

Para Zhao Linhai, muitos das crianças que saíram do tratamento e que supostamente estavam fora de perigo, estão desenvolvendo de novo cálculos renais.

Fonte: Efe

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: