Brasileiros ficam fora da terceira lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza
Grupo com 34 pessoas aguarda para entrar no Egito pela passagem de Rafah aberta para cidadãos de dupla nacionalidade

O grupo com 34 pessoas que aguarda em Khan Younis, na Faixa de Gaza, para voltar ao Brasil ficou fora da terceira lista de estrangeiros autorizados nesta sexta-feira (3) a deixar a região pela passagem de Rafah. A passagem foi aberta na quarta-feira (1º) para permitir que os portadores de passaportes estrangeiros possam sair do território palestino bombardeado por Israel.
Os países contemplados desta vez foram Alemanha, Estados Unidos, Itália, Indonésia, México e Reino Unido. No total, passaram para o Egito 571 pessoas, dentre as quais 367 norte-americanos e 127 britânicos. A liberação é resultado de um acordo entre o governo do Catar com Israel, Egito e o Hamas.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou por telefone na quinta-feira (2), com Sameh Shoukry, chanceler do Egito. Segundo o Itamaraty, Vieira reiterou o pedido da liberação para os brasileiros para que possam entrar em território egípcio e serem repatriados. Com esse já foram cinco contatos do ministro com as autoridades egípcias, sendo um deles de maneira presencial.
"Ainda não há previsão concreta para a saída dos brasileiros. O Brasil continuará a fazer gestões junto às autoridades locais até que se dê a saída dos brasileiros em Gaza", afirmou o Itamaraty ao R7.
Wael Abou Mohssen, porta-voz da administração da parte palestina da passagem de Rafah, informou em um comunicado que dois ônibus com um total de "cem passageiros portadores de nacionalidades estrangeiras" cruzaram a fronteira para o Egito na quinta-feira pela manhã.
O número exato de pessoas que serão autorizadas a entrar hoje em território egípcio é desconhecido, embora o Ministério das Relações Exteriores egípcio tenha estimado em 7.000, de 60 nacionalidades, o total de palestinos com passaporte estrangeiro e de cidadãos de outros países que devem chegar ao país africano.
Voo com brasileiros repatriados da Cisjordânia chega a Brasília
Outro grupo de brasileiros resgatados na Cisjordânia chegou à Base Aérea de Brasília na manhã de quinta-feira (2). Os 32 brasileiros viajaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que fez uma parada no Recife, onde desembarcaram 6 repatriados e, de lá, seguiu até a capital da República com os 26 restantes. Dos repatriados, 12 são homens, 9 são mulheres e 11 são crianças.Para voltarem ao Brasil, os repatriados foram levados de 11 cidades da Cisjordânia até Jericó, de onde cruzaram a fronteira com a Jordânia e seguiram até Amã, capital jordaniana. De lá, eles embarcaram no voo da FAB.
Segundo o governo federal, uma vez em solo brasileiro, as pessoas são encaminhadas para as suas cidades de origem. Confira:
- Brasília: 2 pessoas
- Rio de Janeiro: 3 pessoas
- Foz do Iguaçu: 8 pessoas
- São Paulo: 5 pessoas
- Porto Alegre: 1 pessoa
- Florianópolis: 4 pessoas
- Recife: 3 pessoas
- Fortaleza: 3 pessoas
- Curitiba: 2 pessoas
- Goiânia: 2 pessoas
Todas as repatriações foram comandadas pela Operação Voltando em Paz, em oito voos vindos de Israel e um da Jordânia. Todos foram comandados pela FAB.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma a cada seis pessoas vive sozinha

Período sazonal intensifica síndromes gripais e preocupa autoridades de saúde em Sergipe

Direto de Brasília 04/07/25

Depois de 5 meses em tratamento veterinário intensivo, uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar

Agência reguladora dos EUA acaba de aprovar o primeiro medicamento para tratar a depressão pós-parto
Mais acessadas
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
Duplicação e requalificação da ponte sobre o Rio do Sal é anunciada
Nova Tarifa Social de Energia Elétrica já está valendo; Saiba quem tem direito
Prouni 2025: Incrições encerram nesta sexta-feira (4)
Vistoria descarta riscos iminentes em ponte de Pirambu
Mais notícias
-
1 semana, 1 dia Autópsia na Indonésia revela hemorragia como causa da morte de Juliana Marins
-
1 semana, 4 dias Após quatro dias presa em encosta de vulcão na Indonésia, brasileira é encontrada morta
-
3 semanas, 1 dia Após uma década, a Seleção Feminina retorna a quarta posição do ranking da Fifa