Ban nega que ONU tenha ocultado civis mortos no Sri Lanka

O secretário-geral da organização assegurou que o número de 20 mil civis mortos, não procede do organismo mundial

30/09/2015 19h12
Ban nega que ONU tenha ocultado civis mortos no Sri Lanka
A8SE

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, negou nesta segunda-feira que o organismo mundial tenha escondido o número de civis mortos na ofensiva final do Exército do Sri Lanka contra os rebeldes dos Tigres Tâmeis, como afirmaram alguns veículos de comunicação.

"Rejeito categoricamente, e repito categoricamente, qualquer insinuação de que as Nações Unidas tenham diminuído deliberadamente qualquer número", disse Ban durante uma reunião com representantes da Assembleia Geral da ONU.

O secretário-geral da organização assegurou que o número de 20 mil civis mortos, que alguns veículos de comunicação atribuem a relatórios internos das Nações Unidas, não procede do organismo mundial.

"Devo ressaltar que se desconhece o dado completo. Muitos dos números divulgados não vêm das Nações Unidas e a maioria não bate com a informação da qual dispomos", destacou.

O principal responsável da ONU lembrou que, desde o início dos combates, o organismo internacional transmitiu às autoridades cingalesas a preocupação com o risco que corria a população presa no reduto no qual ficaram retidos os Tigres Tâmeis.

"Qualquer que seja o número final, é inaceitável o alto número de baixas neste conflito, e disse isso repetidamente", assegurou.

Ban se somou aos apelos do governo do Sri Lanka para que tenha início uma investigação, e ressaltou a importância de que sejam analisadas com transparência as operações militares que levaram à derrota, em 18 de maio, da guerrilha tâmil, após 26 anos de conflito armado.

A porta-voz da ONU, Michèle Montas, assegurou hoje em entrevista coletiva que os responsáveis da missão do organismo em Colombo "não sabem de onde saiu o número de 20 mil".

O jornal britânico "The Times" assegurou em 29 de maio que relatórios internos da ONU e fotografias aéreas da zona dos combates revelam que o número real de civis mortos nos combates ronda os 20 mil, frente aos 6.500 mortos divulgados até o momento.

Fonte: Efe

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: