Avião que fez pouso forçado no rio Hudson é resgatado
Piloto considerado herói afirma que tentou evitar um acidente `catastrófico` em área povoada

Avião que fez pouso forçado no rio Hudson é resgatado (AP)
Equipes de resgate retiraram o avião da US Airways do fundo do rio Hudson na noite de sábado, 17, três dias após o piloto conseguir fazer um pouso forçado para evitar um acidente "catastrófico" em uma região povoada e salvar as 155 pessoas a bordo. Investigadores conseguiram recuperar as caixas-pretas, e os destroços revelaram a força com que o avião atingiu as águas.
Na manhã de sábado, o piloto do avião considerado herói, Chesley B. "Sully" Sullenberger, afirmou aos investigadores que teve muito pouco tempo para decidir como manobrar o avião, que tinha perdido potência nos motores, sentido que estava "muito baixo, lento", e próximo demais de muitos edifícios para ir para qualquer outro lado, de acordo com o depoimento para a Oficina Nacional de Segurança de Transportes.
Grande parte da porção frontal do avião ainda parecia estar pronto para a decolagem, em contraste com a incendiada asa direita, assim como a despedaçada turbina do mesmo lado, cuja parte externa parecia ter se desprendido. O tobogã de emergência ainda estava preso na aeronave, e uma das portas da cabine parecia aberta, mostrando o interior do equipamento. Um grande corte era visível da base do avião até algumas janelas, onde a fuselagem do avião simplesmente desapareceu.
Piloto herói
Após o espetacular pouso forçado no Rio Hudson, próximo ao centro de Manhattan, o piloto da US Airways Chesley Sullenberger virou herói em Nova York. Especialistas classificaram o trabalho de Sullenberger, que salvou a vida de 155 pessoas, como "magistral". O governador de Nova York, David Paterson, chamou o feito de "um milagre no Hudson".
O prefeito, Michael Bloomberg, classificou o piloto como "herói". A fama rendeu-lhe até uma homenagem na internet, onde foi criada na rede de relacionamento Facebook uma comunidade com o nome de "Fãs de Sullenberger". O piloto só abandonou o avião após todos os passageiros deixarem o aparelho. Gravações mostram que ele ficou calmo durante todo o percurso até atingir o rio.
Sullenberger, de 57 anos, é piloto da US Airways desde 1980, tem mais de 19 mil horas de voo e quase 40 anos de experiência. Antes, pilotou caças para a Força Aérea americana. Ele é conhecido no meio por sua habilidade em situações de emergência e estratégias de segurança, tendo colaborado em vários estudos na área para a Nasa e a Associação de Pilotos dos EUA.
O voo 1549 da US Airways ia de Nova York para Charlotte, na Carolina do Norte, quando os dois motores falharam menos de cinco minutos após a decolagem do Aeroporto La Guardia - acredita-se que vários pássaros atingiram as duas turbinas da aeronave. Sullenberger recebeu orientação para pousar no Aeroporto Teterboro, em New Jersey, mas concluiu que não conseguiria aterrissar e optou pelo pouso forçado no rio.
Fonte: Estadão
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Sarau "traços de Sergipe"; evento reuniu artistas, escritores, músicos e grupos culturais

Direto de Brasília 22/10/25 - Encontro CDL- SE

Foi lançado o Vade Mecum comentado da proteção animal do estado de Sergipe

O Hospital de Cirurgia, instituição centenária em Sergipe, reinaugurou, hoje, sua histórica capela

Na Alese, foi realizada audiência pública para discutir a política estadual de pessoas desaparecidas
Mais acessadas
Hospital de Cirurgia realiza ação do Outubro Rosa com exames gratuitos neste sábado (25)
Alerta de chuvas moderadas a intensas e ventos fortes é estendido em Sergipe
Mediação e conciliação da Defensoria Pública de Sergipe alcança 97,7% de acordos entre 2021 e 2024
Whindersson Nunes se apresenta em Aracaju com espetáculo “Isso Definitivamente Não é um Culto”
Fredson Navarro faz lançamento do livro ‘O Vagalume’, em Aracaju
Mais notícias
-
2 semanas, 1 dia Guerra em Gaza completa dois anos com novos bombardeios israelenses e busca por cessar-fogo
-
2 semanas, 2 dias Três cientistas ganham Nobel de Medicina 2025 por avanços no sistema imunológico
-
3 semanas, 1 dia Trump propõe tarifa de 100% para filmes estrangeiros; medida pode afetar Brasil e América Latina