Argentina confirma primeira morte causada por gripe suína

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou, nesta segunda-feira, o primeiro caso de morte causada pela gripe suína no país.
Segundo a ministra da Saúde, Graciela Ocaña, a vítima seria uma criança de três meses de idade que estava internada desde o último dia 2 de junho em um hospital da capital Buenos Aires.
Assessores do Ministério da Saúde argentino informaram que a paciente, que havia nascido prematuramente, morreu na noite do último domingo (14).
"A paciente já havia estado internada anteriormente por complicações pulmonares, mas, no domingo passado (7), ela precisou de assistência respiratória", afirmou Daniel Faria, diretor do hospital Posadas, em Buenos Aires, onde a criança estava internada.
De acordo com a ministra Graciela Ocaña, foram confirmados, nesta segunda-feira, mais 89 novos casos da doença, o que fez com que o número de casos registrados da influenza A (H1N1) na Argentina passasse a 733.
A ministra afirmou que, entre os pacientes internados, há desde crianças até pessoas com idades entre 20 e 50 anos. Quatro pacientes estariam em estado grave.
Transmissão
Até a segunda-feira passada (8), a Argentina contava com 235 casos confirmados de gripe suína, menos da metade do total comunicado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira.
De acordo com autoridades argentinas, 48 escolas estão fechadas porque tiveram alunos com resultados positivos para a doença.
As escolas estão na cidade de Buenos Aires e nas províncias de Buenos Aires, Santa Fé, Terra do Fogo e Misiones, na fronteira com o Brasil.
"É muito importante que as pessoas saibam que o quadro (da doença no país) é leve, mas pode se agravar", disse o diretor nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde, Juan Carlos Bossio.
O médico infectologista chileno Miguel O`Ryan, professor da Universidade do Chile, afirmou, em entrevista à BBC Brasil, que o clima frio desta época do ano em países como a Argentina e o Chile pode facilitar a transmissão do vírus da gripe suína.
O Chile é o país da América do Sul com mais casos registrados da doença até o momento. Os últimos números das autoridades do país apontam que já foram confirmados 2.335 casos, com duas mortes. Novas cifras devem ser divulgadas nesta terça-feira.
No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou cinco novos casos da doença nesta segunda-feira. No total, foram registrados até o momento no Brasil 74 casos de infecção por gripe suína.
Fonte: BBCBrasil.com
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Homem com mandado de prisão em aberto é preso no bairro 18 do Forte

Confira giro final de informações 15/10/25

Polícia científica potencializa perícias para a identificação de autores de violência contra idosos

Homem é preso após ser flagrado furtando fios de telefonia no bairro Getúlio Vargas em Aracaju

Moradores reclamam de rede de esgoto entupida no Parque dos Faróis em Nossa Senhora do Socorro
Mais acessadas
Colisão frontal mata motociclista no município de Boquim
Prefeitura de Aracaju regulamenta cadastramento obrigatório de empresas que transportam resíduos
Governo de Sergipe divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais
Outubro Mágico na Estácio Sergipe: Mês das Crianças com Programação Especial e Gratuita
Ancelotti cobra resiliência mental após derrota do Brasil para o Japão
Mais notícias
-
1 semana, 1 dia Guerra em Gaza completa dois anos com novos bombardeios israelenses e busca por cessar-fogo
-
1 semana, 2 dias Três cientistas ganham Nobel de Medicina 2025 por avanços no sistema imunológico
-
2 semanas, 1 dia Trump propõe tarifa de 100% para filmes estrangeiros; medida pode afetar Brasil e América Latina