Airbus cai em rio de Nova York com 155 a bordo; todos sobreviveram

30/09/2015 19h01
Airbus cai em rio de Nova York com 155 a bordo; todos sobreviveram
A8SE

 

Passageiros aguardam socorro sobre as asas (Reuters)

Um Airbus da companhia aérea americana US Airways caiu no rio Hudson, em Nova York, nos Estados Unidos, na tarde desta quinta-feira. O avião saiu do aeroporto de La Guardia, também em Nova York, com 155 pessoas a bordo sob o código 1549, com destino à cidade de Charlotte, no Estado americano da Carolina da Norte. Todos os ocupantes sobreviveram.

 

Testemunhas ouvidas pela rede de TV CNN afirmam que o avião começou a perder altitude e velocidade e, então, realizou um movimento de pouso sobre a água, na altura da Rua 48. "Eu só pensei, `por que está tão devagar?` E, splash!, caiu na água", afirmou Barbara Sambriski, pesquisadora da agência de notícias Associated Press, que testemunhou o acidente.

O avião ficou parcialmente submerso, e as pessoas que estavam a bordo --150 passageiros e cinco tripulantes-- começaram a sair em direção às asas, muitas com os coletes salva-vidas. Rapidamente, diversas embarcações que circulavam no rio se aproximaram, na tentativa de resgatá-las. O Corpo de Bombeiros atuou também no resgate dos passageiros.

Conforme o jornal americano "The New York Times", os termômetros marcaram 6ºC negativos, no momento do acidente.

Um dos passageiros do avião, Alberto Panero, disse à CNN por telefone que estavam todos os ocupantes "basicamente bem". "Foi uma experiência de quase-morte que, ainda bem, não acabou assim", afirmou. "Graças a Deus e graças ao piloto. Não acredito que ele conseguiu pousar em segurança."

Conforme Panero, ao perceber que a aeronave enfrentava um problema técnico, o piloto pediu que os passageiros se "preparassem para o impacto". Em seguida, tocou a água.

Oficiais da FAA confirmam que a principal suspeita é que o avião tenha enfrentado problemas mecânicos depois de bater contra uma revoada de pássaros. Segundo o "WP", a porta-voz da Agência de Segurança em Transporte Ellen Howe confirmou que o incidente "não possui conexão com terrorismo".

Fonte: Folha OnLine

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: