Agências reguladoras de medicamentos dos Estados Unidos (EUA) aprovaram nessa segunda-feira (7) o aducanumab, da Biogen Inc, como primeiro tratamento a combater uma causa provável da doença de Alzheimer, apesar de uma polêmica que questiona se os indícios clínicos provam que o remédio funciona.
O aducanumab visa a remover depósitos aderentes de uma proteína chamada beta-amiloide de cérebros de pacientes nos estágios iniciais do Alzheimer para conter seus estragos, que incluem perda de memória e a incapacidade de cuidar de si mesmo.
"Essa é uma boa notícia para pacientes com Alzheimer. Nunca tivemos a aprovação de uma terapia transformadora de uma doença", disse o doutor Ronald Petersen, especialista em Alzheimer da Clínica Mayo. Mas, ele alertou: "Isso não é uma cura. Espera-se que desacelere o avanço da doença." E acrescentou: "Acho que é um grande dia. Mas não podemos fazer muitas promessas."
O Alzheimer é a sexta maior causa de mortes nos EUA.
A Agências de Alimentos e Medicamentos (FDA) disse, em seu site, que testes clínicos do tratamento, que será vendido com a marca Aduhelm, mostraram uma redução das placas, que se espera levar a um declínio mais lento dos pacientes.
"Embora os dados do Aduhelm sejam complicados no que diz respeito aos benefícios clínicos, a FDA determinou que existem indícios substanciais de que o Aduhelm reduz as placas de beta-amiloide no cérebro e que é razoavelmente provável que a redução dessas placas leve benefícios importantes aos pacientes", disse a agência em comunicado.
Últimas notícias + notícias

Homem furta lâmpada de mercearia e foge a cavalo em Itabaiana; VÍDEO

Jovem suspeita de vender drogas é presa em Aracaju

Festa do Mastro será realizada em Santana do São Francisco: Solange Almeida, Avine Vinny e outras atrações

Segundo Festival Itabaianense da Canção está com inscrições abertas

'Não tinha intenção de atingir jornalistas', disse suspeito de arremessar pedras contra profissionais da imprensa em Capela

Mochila com crack, maconha e cocaína é apreendida na Grande Aracaju
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

A importunação sexual cresce no estado de Sergipe - Balanço Geral Manhã

Crescimento do valor da cesta assusta, mas em Aracaju tem valor reduzido - Balanço Geral Manhã
