Entretenimento

Sergipe terá Temporada Gastronômica

Por Assessoria do evento 26/06/2020 14h27
Sergipe terá Temporada Gastronômica

Serviços de hospedagem e alimentação fechados, eventos cancelados, crise econômica, ausência de uma gestão da crise. A sensação de incerteza que se instaurou neste período de pandemia e isolamento social, colocou em evidência desigualdades e um cenário incerto sobre o que será do “novo normal”. Esse cenário estimulou nos pesquisadores e profissionais do turismo de Sergipe a compreensão de que é uma oportunidade para se reinventar e daí realizar a Temporada Gastronômica Sergipanidades: Sabores da Hospitalidade.  

No período 10 de julho a 9 de agosto, empreendedores das áreas de alimentos e bebidas do estado de Sergipe farão pratos com os ingredientes definidos para cada semana. Os alimentos serão preparados dentro dos estabelecimentos privados, seguindo todos os protocolos de biossegurança, e o consumo desses produtos se dará nos domicílios e/ou nos espaços de trabalho.

O evento possui características de temporada, por poder manter um tempo estendido de execução e visa a valorização de elementos presentes no cotidiano dos sergipanos. Serão estimulados a participar do evento: bares, botecos, restaurantes, lanchonetes, docerias, cafeterias, sorveterias, hamburguerias, padarias, pizzarias, cooperativas, associações, chefs/cozinheiros autônomos e todo aquele estabelecimento comercial que possa produzir e fornecer pratos e produtos elaborados com elementos da gastronomia sergipana e possua serviço de delivery, talk away ou drive thru.

O evento é consequência de uma dissertação de mestrado, do Programa de Mestrado Profissional em Turismo (PPMTUR/IFS) que foi adequada ao contexto da pandemia da Covid-19. O projeto Temporada Gastronômica Sergipanidades: Sabores da Hospitalidade está embasado nos conceitos de economia criativa, visa valorizar o empreendedorismo e a criatividade, a partir de expressões culturais tracionais e os novos saberes/fazeres propostos pelos chefs/cozinheiros.

Esse evento está sendo proposto pelo Sebrae de Sergipe e pelo Projeto Sergipanidades, projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, vinculado ao Grupo de Pesquisas em Antropologia do Turismo (ANTUR/UFS), ao Mestrado em Culturas Populares (PPGCULT/UFS) e ao Departamento de Turismo (DTUR/UFS).

A perspectiva do menu é trazer as sergipanidades a partir da ênfase ao elemento regional a ser indicado, a composição de ingredientes locais e ao nome que será dado, que deverá fazer uma associação à cultura sergipana. Poderão ser oferecidos: entradas, petiscos, pratos principais, sobremesas, lanches, congelados e combos (caixas personalizadas com conjunto de itens locais, caixas personalizadas com entrada, prato principal e sobremesa ou menu degustação). As premissas deste evento giram em torno da valorização dos produtos e insumos locais, estímulo à criatividade e inovação para a gastronomia sergipana e a divulgação da cultura local para os próprios sergipanos.

Os estabelecimentos e empreendedores do setor de Alimentos e Bebidas (A&B) deverão inscrever-se junto à coordenação do evento, fornecendo informações e fotos dos pratos e/ou combos elaborados durante o evento, através do endereço eletrônico tempsergipanidades.wixsite.com/início. A cada semana haverá uma relação de elementos obrigatórios para compor as receitas. Os participantes poderão utilizar um, dois ou todos os elementos em seus pratos, levando em consideração a harmonização, as identidades sergipanas e a criatividade. No quadro abaixo, seguem os elementos obrigatórios para as três primeiras semanas. Na última semana, a proposta é que seja uma escolha livre para os empreendimentos e empreendedores de A&B.

 

Não será cobrada nenhuma taxa dos participantes, portanto, a inscrição é gratuita. Serão solicitadas as seguintes informações: 1 – Nome do estabelecimento de A&B e/ou do Chef responsável; 2 – Nome do Prato; 3 – Logo do estabelecimento e/ou Foto do Chef responsável; 4 - Três Imagens do prato ou combo participante; 5 – Ingredientes do prato ou combo apresentado; 6 – Valor do prato ou combo apresentado; 7 – Contato(s) com o estabelecimento comercial ou com a Chef responsável; 8 – Formas de Pagamento; 9 –Formas de Entrega dos produtos (delivery, drive thru, take away); 10 - Área de Abrangência das entregas (cidades e/ou bairros); 11 – Categoria (entrada, petisco, prato principal, sobremesa, combo, congelados); 12 - Dados pessoais e Endereço (CPF/CNPJ).

Antes e no decorrer do evento ocorrerão lives sobre os protocolos de segurança alimentar, cozinha-show, apresentado por chefs, criando e apresentando pratos com os elementos da semana, além da inclusão de lives com apresentações de artistas que atuam no cenário sergipano para contemplar a mudança da semana, sequência do evento e manifestação das sergipanidades. As apresentações virtuais poderão acontecer por meio de serviço de streams, como o Streamyard, podendo ser exibidos no Facebook (Temporada Gastronômica Sergipanidades), Instagram (@tempsergipanidades) e Youtube da página Sergipanidades. Vamos alimentar os sentidos, a alma, o empreendedorismo, a criatividade, os imaginários, a solidariedade, o sentido de pertencimento ao nosso querido Sergipe! É importante saborear pratos a partir de uma matéria-prima presente em Sergipe, como a mangaba, o caju e o coco. Chefs vão criar, transmitir receitas por meio das mídias digitais e divulgar produtores como as Catadoras de Mangaba, a Casa da Queijada ou a Casa dos Bricelets, por exemplo.

Esse projeto também é uma forma de o sergipano conhecer Sergipe e de colocar o destino turístico Sergipe em evidência no mercado. É possível fazer isso por meio das artes, da literatura, da história, da geografia, da música, da gastronomia, dentre outras.  A gastronomia local traz uma riqueza de elementos, fruto do de sua história, das relações, do trabalho dos produtores agrícolas, da tradição das feiras livres. A Temporada Gastronômica Sergipanidades é uma forma de manter ativa esta rede por meio do engajamento dos empreendimentos e empreendedores do setor de Alimentos e Bebidas do estado de Sergipe.