Painéis em grafite homenageiam os 168 anos de Aracaju

Por redação Portal A8SE e assessoria de comunicação 15/03/2023 17h36
Painéis em grafite homenageiam os 168 anos de Aracaju
Foto: reprodução arquivo pessoal

Aracaju celebra 168 anos na próxima sexta-feira (17) e para celebrar a data, o coletivo Espaço Criativo produz painéis artísticos em grafite, distribuídos em bairros periféricos da capital.

Entre os elementos presentes nas artes, o caranguejo, a mangaba, o relógio do mercado municipal, os barcos do Rio Sergipe, o papagaio, e tantos outros que são singularidades da cidade. "Fizemos a primeira ação no bairro Dom Luciano e outra no Santa Maria. A ideia foi levar esses painéis, essa comemoração do aniversário para dentro das periferias e, assim, valorizar o espaço”, destacou Dalvan Dext, grafiteiro e artista sergipano.

O coletivo tem pouco tempo de fundação, mas traz em sua composição integrantes com mais de 16 anos de experiência com a arte, é o caso de Dalvan Dext que já participou de diversos eventos na área, realizou oficinas em escolas.

value.image
Dalvan Dext, grafieito. | Foto: reprodução arquivo pessoal

“Conheci o grafite através de um evento e depois em um projeto social, então uma das coisas que eu tentei trazer de volta para a comunidade é essa oportunidade da criançada conhecer a arte e ter esse contato. Através do grafite elaboramos oficinas, apresentações de rap, envolvendo também o hip hop. Toda ação que realizamos tem a participação da comunidade. Toda vez que estamos pintando e alguém também desperta esse interesse em participar da pintura do painel, nós também abrimos o espaço”, pontuou o artista.

Para Jhully Souza, fundadora do coletivo Espaço Criativo, além do embelezamento, o grafite tem a função de educar. “Para fazer um grafite a gente precisa de autorização, então, sempre buscamos locais onde conseguimos dialogar com a comunidade, para que ela possa entender e o dono da casa libere o muro para realizarmos o painel. O objetivo em si do coletivo é para além do embelezamento que causa na comunidade, mas uma questão da revitalização e incentivo do uso do muro, levando para essas comunidades ditas como ‘violentas’ “, destacou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp