Museu Histórico de Sergipe completa 61 anos

O MHS tem o título de primeiro museu público do estado

Por assessoria de comunicação Funcap 05/03/2021 16h31
Museu Histórico de Sergipe completa 61 anos
Foto: Museusbr

O Museu Histórico de Sergipe (MHS), criado no ano de 1960, está completando 61 anos de história, nesta sexta-feira, 05. Para comemorar a data, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) preparou uma programação que inclui a exposição “Toda Xilogravura”, de Mestre Nivaldo Oliveira e a instalação Cirandas de Bonecas, do Coletivo de Bonequeiras de São Cristóvão.

O MHS tem o título de primeiro museu público do estado e é composto por um acervo que remonta aos séculos XVIII, XIX e XX, com aproximadamente cinco mil peças – coleção de moedas históricas, acervo bibliográfico, mobiliários, quadros artísticos variados, bustos de personalidades sergipanas, fotos raras de personagens do cangaço, dentre outras relíquias.  

Localizado na Praça São Francisco, no município de São Cristóvão, primeira capital de Sergipe e a quarta mais antiga cidade do país, o MHS funciona em edifício de linhas arquitetônicas em estilo barroco e conta, à parte, um recorte importante da história de Sergipe. O prédio, que em 1823 tornou-se Palácio da Província e em 08 de setembro de 2003 foi tombado pelo Estado, já foi cadeia, hospital, escola e residência particular. 

Ao todo, o MHS é composto por 13 salas para visitações, com espaços permanentes e outros para exposições itinerantes. Dentre os espaços, destaca-se o dedicado à obra do pintor sergipano Horácio Hora, um dos mais importantes artistas plásticos do país, conhecido mundialmente por seus trabalhos que remetem ao Romantismo. O MHS, desde 2001, tem também a tutela do acervo do Museu do Homem Sergipano, através de comodato entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Funcap.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp