Livro discute período após o parto e a diversidade de sentimentos

Parte do valor da venda do livro será doado a Zefa da Guia, parteira de mais de 60 anos que mora na comunidade quilombola Serra da Guia, no município Poço Redondo (SE).

Por Redação do Portal A8SE 28/07/2021 12h41
Livro discute período após o parto e a diversidade de sentimentos

‘Olhares sobre o puerpério', organizado por Graziela Gatto, Tamyres Lima e Vivian Reis, é um livro que reúne vivências ocorridas no puerpério, o período vivenciado após a experiência do parto, e discute a complexa diversidade de sentimentos provocadas por ele. O novo livro é um lançamento da Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise).

Parte do valor da venda do livro será doado a Zefa da Guia, parteira de mais de 60 anos que mora na comunidade quilombola Serra da Guia, no município de Poço Redondo (SE). A doação visa valorizar a atuação e o trabalho exercido pela profissional na área da saúde, que representa a tradição de parteira.

Segundo a psicóloga Graziela Gatto, o livro traz uma coletânea de histórias de homens e mulheres a partir de suas vivências com o parto. “Temas como nascimentos e renascimentos, fertilização, adoção, depressão pós-parto, luto gestacional, mães de filhos com necessidades especiais nos convidam a olhar empaticamente para o puerpério”, destaca.

A ideia do livro surgiu durante as reuniões das rodas prenhas e paridas, evento organizado pelas doulas Rainá Burmann e Tamyres Lima nos anos de 2017 a 2019. O relatos retratam situações diversas, desde a experiência com partos normais e cesáreos até assuntos como paternidade solo, adoção, casais, situações inusitadas e sentimentos conflituosos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp