Secretaria de Direitos Humanos planeja ações nas comunidades quilombolas

30/09/2015 20h57
Secretaria de Direitos Humanos planeja ações nas comunidades quilombolas
A8SE

O Secretário Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, acompanhado de sua equipe técnica, recebeu em seu gabinete o representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Sergipe (INCRAISE), Carlos Antônio Fontenele, que tem papel substancial na coordenação das ações afirmativas nas questões relacionadas aos quilombos no Estado de Sergipe.O encontro possibilitou um diálogo sobre a atual situação dos remanescentes de quilombolas no Estado a fim de pontuar ações específicas de auxílio a essas comunidades, em especial aos quilombolas da Resina, situados no município de Brejo Grande.

Segundo o Secretário Estadual de Direitos Humanos, Oliva, a reunião objetivou pontuar ações que vão muito além do enfrentamento à violência. "O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, dará todo o apoio e tomará as medidas cabíveis para garantir às comunidades quilombolas viver com dignidade e acesso a todas as áreas de que eles têm direitos, além de políticas diversas como as de saúde e educação", informa Oliva.

"Nesta reunião pudemos reiterar a parceria com o Incra que nos fornecerá um panorama detalhado de todas as questões que envolvem os remanescentes. Estes dados virão compor os que já possuímos para concluir um grande projeto de ação às comunidades quilombolas em todo o Estado. Como já estamos atuando em Brejão dos Negros, em Brejo Grande, estaremos nos deslocando até aquela região a fim de entrar em contato com a comunidade da Resina para que possamos ampliar as nossa ações e envolver os diversos setores do Governo, em política de transversalidade para formular estratégias com ações que visam melhorar a qualidade de vida dos quilombolas", explica Oliva.

Para Fontenele, o Estado tem sido grande parceiro nas políticas voltadas a questão da Reforma Agrária e quilombolas. "Achei muito proveitoso este encontro para estreitarmos ainda mais a nossa relação para avançarmos nas ações relacionadas a esta questão. Muitos outros encontros acontecerão e delimitaremos em parceria ações em pró destas comunidades que precisam muito de nosso apoio", finaliza o representante do INCRA.

 

Fonte: Ascom/Sedhuc

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: