Fred Nascimento, ex-guitarrista do Legião Urbana

30/09/2015 22h19
Fred Nascimento, ex-guitarrista do Legião Urbana

Ex-guitarrista do Legião Urbana, Fred Nascimento, passou pelo Capital Inicial e fez participações especiais com o grupo Barão Vermelho após o desfecho da banda liderada por Renato Russo. Músico e compositor, ele chegou a lançar dois Cd´s com a banda Tantra e atualmente quer seguir carreira solo no cenário do rock nacional. Uma das figuras mais marcantes da música nos anos 80, Fred se apresenta na Villa F5, em Lagarto, neste sábado (11) com a banda sergipana Sibbéria, em tributo ao Legião Urbana. Esses entre outros assuntos, foram questionados em um bate-papo exclusivo para o Portal A8. Confira a entrevista completa que preparamos para vocês.

 


A8SE: É a primeira vez que você toca em Aracaju? Qual a relação com o público sergipano?


Fred Nascimento: Eu me sinto muito à vontade. Aqui tem um clima de praia, as pessoas muito tranquilas. O meu show ainda não toquei, eu estou louco para tocar em Aracaju. Eu já fiz shows aqui com o Capital Inicial, e foi aquela coisa de muito compromisso, eu não pude curtir tanto. Mas eu estive aqui em uma outra feita, com uma cantora amiga minha, Marcela Fogaça. Ela fez um show aqui e eu toquei violão com ela, e aí sim eu pude curtir, fui no aquário, comi um caranguejo aqui, e adorei.  


A8SE: Quais foram as suas impressões em relação à Aracaju?


Fred Nascimento: A cidade é linda, as pessoas são muito bonitas. Eu me sinto bem. Acho uma delícia.


A8SE: Apesar do Legião Urbana ter acabado a tanto tempo, o sucesso não cessa e a banda se mantém viva na memória das pessoas. Porque você acha que até hoje é assim?


Fred Nascimento: Acho que pelo fato das canções serem como amigas, são canções para todos os momentos. É como se um garoto que anda de skate, que faz muitas maluquices, que curte o Rock´n roll barulhento, e quando ele consegue uma namorada ele passa a ouvir as músicas do Legião Urbana (risos). Então, a Legião Urbana te fala o coração, né? Infelizmente existem letras da banda que são muito atuais, ainda. Essa preocupação em um país melhor. Eu acho que as pessoas se identificam com a música, por isso. As músicas são como relatos, são como amigas.


A8SE: Após 18 anos da morte de Renato Russo ele também é considerado até hoje um dos grandes compositores e intérpretes da música brasileira. O que você pensa sobre isso?


Fred Nascimento: Pra mim que era amigo, eu sou espiritualista, popularmente dizendo a ficha não caiu ainda. Eu sinto ele sempre do meu lado, a mensagem dele, eu sinto a companhia dele. E ele é um cara que gera muitos eventos por aí, todos os dias, todas as horas, todos os finais de semana. Eu acho que Renato era um espírito muito evoluído.

 

A8SE: O que você fez durante esse tempo depois que a banda terminou?


Fred Nascimento: Eu comecei com minha carreira solo, eu tinha gravado um disco, mas interrompi, justamente porque um convite para tocar na Legião não é para se recusar. Acabei ficando 10 anos na Legião Urbana, até o final. Depois eu formei uma banda chamada Tantra, a gente fez uma sucesso bem legal, foram dois discos muito bacanas. E agora eu voltei com força total com minha carreira solo. Estou fazendo um disco agora muito legal, é a coisa que está me deixando mais feliz nos últimos longos anos.


A8SE: Você também fez participações especiais com algumas bandas, não é isso?


Fred Nascimento: Fiz. Eu fiz participações com o Barão Vermelho, uma participação na gravação “Para o dia nascer feliz”. Eu sou um músico de estúdio também. Eu gravo muito violão, muito guitarra, muito vocal, muitos arranjos, sou produtor também. Mas, eu estou ocupando meu tempo para uma coisa que me dê retorno artístico, não estou produzindo mais em grande quantidade.


A8SE: Quais são os próximos projetos na carreira?


Fred Nascimento: Eu formar uma banda para me acompanhar, que na verdade eu já formei. E começar a fazer os meus shows e pretendo ficar com minha carreira solo.


A8SE: Você também teve uma passagem pelo Capital Inicial não é?


Fred Nascimento: Tive. Toquei quatro anos no Capital Inicial fiz um disco com eles, inteiro, o “Rosas e vinho tinto” Gravei todas as guitarras, todos os violões e foi um disco de muito sucesso.


A8SE: E o que está sendo arquitetado para esse show do tributo ao Legião urbana, na Villa F5, em Lagarto?


Fred Nascimento: Nosso ensaio vai definir ainda isso tudo. Os rapazes da Sibbéria estão animados também. Eles têm um show pronto e eu tenho meu repertório e a gente vai dar um jeito de juntar tudo isso, mas sei que disso aí vai sair uma coisa muito boa.


A8SE: O que o público pode esperar desse show?


Fred Nascimento: Emoção em todos os sentidos em todos os graus. Uma noite memorável, uma noite inesquecível.

 

 

Quer mais? Fred também falou para a Rádio Mix FM. Confira:

[[MP3-43909-40228]]

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: