Colora: intervenções culturais contemplam Orlinha do Bairro Industrial

Por PMA 08/04/2021 15h41
Colora: intervenções culturais contemplam Orlinha do Bairro Industrial
PMA

Dos grafites às pinturas em óleo, dos mosaicos em azulejo às artes sobre cerâmica, Aracaju tem sido inundada pelas obras do Festival Colora. O projeto de artes visuais e urbana é realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e tem levado cores, formas e vida às ruas da nossa cidade. E mais do que isso, o projeto também tem apoiado e mostrado o talento de artistas aracajuanos que, através das suas artes, têm expressado amor e reconhecimento pela sua terra.

A obra “Meninos do Rio”, localizada na Orlinha do Bairro Industrial, na zona Norte, feita pelas mãos do artista plástico Benedito Santana ou Bené Santana, como é conhecido, é uma dos diversos trabalhos espalhados pela capital. Utilizando a técnica de pintura sobre cerâmica, o artista expressa a cultura e identidade sergipana, características comuns em todas as outras obras do festival.

“Quando fui contemplado na Lei Aldir Blanc, em Aracaju, o meu primeiro intuito foi retratar a identidade sergipana e busquei fazer isso utilizando o Rio Sergipe, que tem uma relevância muito grande para os aracajuanos, não só cultural, mas, histórica, geográfica, econômica, urbana, entre outras”, explicou Bené.

Sobre a escolha da técnica de pintura sobre cerâmica, Bené disse ter como objetivo a aproximação entre o público e a obra. “Essa técnica permite uma durabilidade muito grande da pintura, além de resistência ao tempo. A ideia é que as pessoas que moram ou visitam o local possam tocar, se aproximar e sentir a obra mais de perto sem estragar”, pontua.

Além disso, o artista também fez questão de ressaltar a importância do Festival Colora que, segundo ele, foi necessário e relevante não só para si, mas para os artistas aracajuanos. “Eu fico muito feliz por ter sido contemplado pelo projeto da Funcaju e poder materializar a minha ideia. O Festival tem sido muito importante para toda a cadeia artística de Aracaju e, principalmente, para os artistas que ainda estão começando. Receber esse impulso e valorização faz toda a diferença”, finalizou.

A Orlinha do Bairro Industrial também será contemplada com uma escultura em fibra de vidro, do artista Ruy Andrade, que atualmente trabalha na confecção da obra.

Festival Colora
O Festival Colora é um projeto da Prefeitura de Aracaju, executado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), para aplicação dos recursos destinados pela Lei Aldir Blanc (LAB). Ele contempla aproximadamente 60 produtos entre painéis pela cidade, exposições físicas, oficinas, exposições digitais, catálogos digitais, pesquisas e feira de artes urbanas.

Os painéis estão sendo construídos em espaços como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), e pontos estratégicos das comunidades por toda capital.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp