‘Zefa da Guia', documentário sobre parteira do sertão, será exibido no Centro Cultural de Aracaju

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em março, será lembrado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) na próxima quinta-feira (8), às 16h, com a exibição do documentário ‘Zefa da Guia parteira do Sertão’, no Centro Cultural de Aracaju. Produção dirigida por Dida Araújo e Jaqueline Moura, o documentário mostra a força da parteira que fez fama no sertão sergipano.
O cineasta Dida Araújo ressalta que a ideia do documentário nasceu em 1999 e busca valorizar a arte de ser parteira, por meio do registro de vida da sergipana, nascida no município de Poço Redondo, a 139,9 km da capital.“Eu trabalhei em uma TV e fizemos uma matéria com dona Zefa, registramos um parto na comunidade Serra da Guia, em Poço Redondo. Desde aquele dia, achei que uma reportagem não contemplaria a força daquela mulher, que me deixou muito comovido”, explica.
Dida afirma que Zefa da Guia é uma mulher firme, analfabeta, mas com uma sabedoria que o impressionou. “Pensei: um dia irei fazer algo para essa senhora. O tempo foi passando, e entrei na universidade para fazer Cinema e Audiovisual, e no primeiro dia de aula, o professor perguntou se a gente tinha noção do que queria apresentar no final do curso. Contei essa ideia de falar da valorização da parteira Zefa da Guia, a mulher parteira e sua importância naquela região”, diz.
A pesquisa começou em 2015 e resultou no documentário de 25 minutos de duração. “Eu já tinha alguns arquivos sobre a vida de dona Zefa e, a partir do ano de 2016, o documentário começou a ganhar forma. No terceiro período do curso, Jaqueline Moura ficou interessada e decidimos fazer juntos. Tivemos quase um ano para pesquisar, produzir e editar o documentário, e, agora na semana da mulher promovida pela Funcaju, iremos apresentar o trabalho de conclusão de curso que conta a vida dessa mulher batalhadora, dona Zefa”, explica o cineasta.
Segundo ele, o dia do lançamento será especial. “A personagem tem um carisma singular e a história de vida dela, como líder comunitária, como mulher, como desbravadora, guerreira, exemplar e forte. Essa mulher participa de congressos nacionais e internacionais, mesmo sem saber ler e escrever. A sabedoria popular dela é muito forte e interessante. A Zefa da Guia que busca seu espaço e representa várias outras mulheres e isso faz com que as pessoas queiram conhecer mais sobre sua vida”, conclui Dida Araújo.
Exibição do Documentário: Zefa da Guia: parteira do Sertão
Data: 08/03/2018
Local: Centro Cultural de Aracaju
Horário: 16h
Entrada franca
Mais vídeos

Nesta quinta feira é celebrado o dia nacional de combate à discriminação racial

Governo do Estado apresentou os contemplados pelo programa Bolsa Atleta

Direto de Brasília 03/07/25

Sergipe se mantém com o menor custo da construção civil do Brasil

Governo do Estado e a FHS não podem substituir profissionais admitidos por contratos temporários
Mais acessadas
Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena
Apresentação da Orsse celebra Beethoven e Emancipação Política de Sergipe
Júnior Torres deixa a presidência do Sergipe por motivos pessoais
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Jogador do Liverpool morre em acidente de carro na Espanha
Mais notícias
-
14 horas, 34 minutos "Jurassic World: Recomeço", novo filme da franquia de dinossauros, chega hoje aos cinemas
-
2 dias, 8 horas F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
-
3 dias, 8 horas 'Pecadores', filme com Michael B. Jordan, chega ao streaming nesta sexta (4)