‘Zefa da Guia', documentário sobre parteira do sertão, será exibido no Centro Cultural de Aracaju

Por Assessoria de Imprensa 05/03/2018 15h58
‘Zefa da Guia', documentário sobre parteira do sertão, será exibido no Centro Cultural de Aracaju
Assessoria de Imprensa

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em março, será lembrado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) na próxima quinta-feira (8), às 16h, com a exibição do documentário ‘Zefa da Guia parteira do Sertão’, no Centro Cultural de Aracaju. Produção dirigida por Dida Araújo e Jaqueline Moura, o documentário mostra a força da parteira que fez fama no sertão sergipano.

O cineasta Dida Araújo ressalta que a ideia do documentário nasceu em 1999 e busca valorizar a arte de ser parteira, por meio do registro de vida da sergipana, nascida no município de Poço Redondo, a 139,9 km da capital.“Eu trabalhei em uma TV e fizemos uma matéria com dona Zefa, registramos um parto na comunidade Serra da Guia, em Poço Redondo. Desde aquele dia, achei que uma reportagem não contemplaria a força daquela mulher, que me deixou muito comovido”, explica.


Dida afirma que Zefa da Guia é uma mulher firme, analfabeta, mas com uma sabedoria que o impressionou. “Pensei: um dia irei fazer algo para essa senhora. O tempo foi passando, e entrei na universidade para fazer Cinema e Audiovisual, e no primeiro dia de aula, o professor perguntou se a gente tinha noção do que queria apresentar no final do curso. Contei essa ideia de falar da valorização da parteira Zefa da Guia, a mulher parteira e sua importância naquela região”, diz.

A pesquisa começou em 2015 e resultou no documentário de 25 minutos de duração. “Eu já tinha alguns arquivos sobre a vida de dona Zefa e, a partir do ano de 2016, o documentário começou a ganhar forma. No terceiro período do curso, Jaqueline Moura ficou interessada e decidimos fazer juntos. Tivemos quase um ano para pesquisar, produzir e editar o documentário, e, agora na semana da mulher promovida pela Funcaju, iremos apresentar o trabalho de conclusão de curso que conta a vida dessa mulher batalhadora, dona Zefa”, explica o cineasta.

Segundo ele, o dia do lançamento será especial. “A personagem tem um carisma singular e a história de vida dela, como líder comunitária, como mulher, como desbravadora, guerreira, exemplar e forte. Essa mulher participa de congressos nacionais e internacionais, mesmo sem saber ler e escrever. A sabedoria popular dela é muito forte e interessante. A Zefa da Guia que busca seu espaço e representa várias outras mulheres e isso faz com que as pessoas queiram conhecer mais sobre sua vida”, conclui Dida Araújo.

Exibição do Documentário: Zefa da Guia: parteira do Sertão
Data: 08/03/2018
Local: Centro Cultural de Aracaju
Horário: 16h
Entrada franca

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: