EGBÉ — Mostra de Cinema Negro abre inscrições para a 9ª edição
A Mostra é voltada exclusivamente para pessoas negras e aceita filmes com até 25 minutos de duração

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição da EGBÉ — Mostra de Cinema Negro, a ser realizada em 2026. Os filmes poderão ser inscritos, gratuitamente, entre os dias 06 de outubro e 07 de novembro de 2025, por meio do formulário disponível nas páginas oficiais da EGBÉ.
A Mostra é voltada exclusivamente para pessoas negras e aceita filmes com até 25 minutos de duração. Produções em língua estrangeira devem conter legendas em português.
Além disso, os filmes precisam ter sido realizados a partir de 2023 e não podem ter sido exibidos em edições anteriores da EGBÉ.
As inscrições podem ser feitas através de formulário online.
Um espaço de afirmação e resistência
Desde 2016, a EGBÉ acontece em Sergipe e se destaca como uma iniciativa pioneira que integra exibição, formação e mobilização social.
A Mostra oferece um espaço seguro para que narrativas negras conquistem visibilidade, conexão e valorização. Em sua 8ª edição, a Mostra recebeu 176 filmes inscritos de diversos estados brasileiros, reafirmando sua relevância e presença consolidada no circuito nacional de cinema.
Além das sessões de cinema, a EGBÉ promove oficinas, debates, rodas de conversa e atividades em escolas públicas, aproximando jovens e comunidades do universo do audiovisual negro.
“Estamos muito animados com a 9ª edição. Esperamos receber obras diversas em formato, linguagem e temática, refletindo a multiplicidade das vivências negras e reafirmando o cinema como espaço de resistência, imaginação e pertencimento”, destaca Jéssica Araújo, coordenadora de curadoria.
Luciana Oliveira, diretora geral e artística da EGBÉ, afirma que é uma alegria realizar mais uma edição da Mostra, devido às dificuldades de manter um projeto independente por quase dez anos.
“Estamos realmente muito felizes e empolgados com a próxima edição, por compreender o impacto que a Mostra promove na construção do cinema negro brasileiro, por ser uma rota de circulação desses filmes e um espaço consolidado de formação de público desse cinema.”
Sobre a EGBÉ
A EGBÉ — Mostra de Cinema Negro é um evento anual que promove a cultura negra e valoriza o protagonismo de cineastas e artistas afro-brasileiros.
Consolidada como espaço de visibilidade, resistência e debate, a Mostra reafirma em sua 9ª edição o compromisso com a valorização da identidade negra, o combate ao racismo e a preservação da memória afro-brasileira. E
m 2023, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Cultural Ilma Mendes Fontes, concedido pela Academia de Letras de Aracaju (ALA), na categoria audiovisual.
A 9ª EGBÉ é realizada pelo Cineclube Candeeiro e pela Rolimã Filmes, com recursos do Ministério da Cultura através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) no Edital PNAB nº. 06/2025.
Fonte: Assessoria de Imprensa
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Memorial de Sergipe promove homenagem ao centenário do ex-governador Paulo Barreto de Menezes

Confira os destaques policiais nesta sexta-feira (10)

Presidente Lula anuncia retomada das operações da Fafen em Sergipe

Ladrão de cachaça furta bebidas alcoólicas em supermercado na Barra dos Coqueiros

Itabaiana renova contrato com o volante Karl para a temporada 2026
Mais acessadas
Aracaju celebra o Dia das Crianças com três dias de diversão no Parque da Sementeira
Brasil vence Coreia do Sul por 5x0 em partida amistosa na cidade de Seoul
Jornalista Fredson Navarro faz pré-lançamento do livro ‘O Vagalume’, na Bienal do Livro, em Itabaiana
Trabalho: IBGE aponta que Sergipe atingiu o melhor nível de ocupação do Nordeste
Princípio de incêndio é combatido pelo Corpo de Bombeiros na Zona Sul de Aracaju
Mais notícias
-
22 horas, 53 minutos Em Sergipe: Elenco de “Corações Naufragados” reúne grandes nomes da TV e cinema brasileiros
-
4 dias, 1 hora Segunda edição do CRIAS (Cine de Rua Infantil) acontece em São Cristóvão
-
5 dias, 23 horas 'Uma Batalha Após a Outra' leva 178 mil pessoas aos cinemas em sua primeira semana