Cineclube Voyage abre inscrições para Mostra Quarta Parede

Exibições ocorrem no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, no mês de março de 2026

Por Redação do Portal A8SE, com informações da Assessoria de Imprensa 24/12/2025 13h12
Cineclube Voyage abre inscrições para Mostra Quarta Parede
Imagem: Divulgação


Até o dia 31 de janeiro, o Cineclube Voyage recebe inscrições de curtas-metragens brasileiros para a segunda Mostra Quarta Parede. Cineastas e coletivos podem enviar obras de qualquer gênero.

Animações, documentários, ficções e híbridos são bem-vindos, desde que sejam trabalhos finalizados a partir de 2024 e não excedam 30 minutos de duração com os créditos.

As inscrições são gratuitas e realizadas em formulário disponívelno perfil do Instagram do coletivo. O regulamento está disponível no mesmo local e contém todos os detalhes a respeito de inscrições, seleção e envio dos curtas.

Sediada no centro histórico de São Cristóvão, a Mostra Quarta Parede acontece em março de 2026 no Museu Histórico de Sergipe, que fica na Praça São Francisco.

Segundo Breno Silva, membro do Cineclube Voyage, a escolha ocorreu para reforçar uma articulação entre a cidade e o cinema brasileiro contemporâneo. No centro histórico, já ocorre o Cine Trianon, circuito de cinema do Fasc (Festival de Artes de São Cristóvão), a cada ano.

“Gosto muito da ideia de estabelecermos uma fricção”, diz Breno, “entre o velho e o novo ao propor um lugar de experimentação cercado por uma arquitetura secular e católica”.

Na segunda edição, a equipe quer dar ênfase às narrativas sobre a juventude, assim como aos desdobramentos da questão, especialmente em filmes de baixo orçamento, que, por sua vez, escapam do circuito mais convencional do cinema brasileiro.

A abertura para filmes de até 30 minutos é, de acordo com Breno Silva, uma maneira de abrir espaço para trabalhos que “têm pouca ou quase nenhuma sobrevida”.

Regina Bomfim, também do Cineclube Voyage, reitera a busca de obras que expandem a noção de juventude: a curadoria, para ela, está à procura de “obras que provoquem, instiguem a experimentação e provoquem inquietações”.

O evento é gratuito e realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, a PNAB, por meio da Funcap (Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe), amplificando as atividades do Voyage, que é um cineclube formado por estudantes e ex-estudantes da UFS (Universidade Federal de Sergipe).

Eles deram o nome Quarta Parede à mostra não competitiva a fim de chamar a atenção tanto para o lugar do espectador quanto para a relação de improviso que pode surgir com ele, “já que nunca sabemos o que vai acontecer entre filme e público”, diz Breno Silva.

Em três dias, a mostra deve contar não só com espaços de exibição, mas também com espaços de formação e apresentações musicais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp