Cine de Rua Infantil de Sergipe chega à 3° edição e desembarca pela primeira vez em Laranjeiras
Mostra acontece de 19 a 21 de dezembro, com programação gratuita que reúne cinema a céu aberto, oficinas e vivências culturais
A terceira edição do "CRIAS - Cine de Rua Infantil de Sergipe" será realizada desta sexta-feira (19) ao domingo (21), pela Floriô de Cinema. O evento acontece pela primeira vez fora de São Cristóvão e ocupará a cidade histórica de Laranjeiras.
Com o tema “Erês no Mundo", a edição será realizada no Terreiro Filhos de Obá, primeiro terreiro de Sergipe, e volta seus olhares para o lugar das infâncias nas religiões de matriz africana. Toda a programação será gratuita e contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade ao público.
A curadoria desta edição reúne curtas-metragens brasileiros que abordam as chamadas "infâncias enterreiradas", a partir da percepção negro-religiosa do mundo, dos itans do candomblé e do encontro da criança com a natureza pelo prisma do sagrado e do encantado.
Além da parceria com o Terreiro Filhos de Obá, a escolha por Laranjeiras passa pelo reconhecimento de sua profunda tradição cultural afro-brasileira e, ao mesmo tempo, pela carência de espaços voltados ao cinema e a ações culturais destinadas às infâncias.
Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelas oficinas da Floriô de Cinema e do Instagram do CRIAS.
Para participar dessas ações, é necessário verificar previamente a disponibilidade de vagas pelo Whatsapp da Floriô Cinema : (79) 99898-9681
Confira a programação completa
Sexta-feira (19)
- 10h às 12h: trilha dos Orixás, um passeio lúdico pelo território do terreiro;
- 12h30 às 14h30: banquete de Chão, celebração da culinária afro-brasileira;
- 14h30 às 17h30, oficina “Fotoescrevivência: retratos do nosso mundo”, ministrada pela fotógrafa Luiza Bomfim, utilizando o próprio espaço do terreiro como campo de criação.
Sábado (20)
- 17h30 às 19h: Abertura da Mostra “Abre Caminhos”, com sessão de cinema a céu aberto dedicada ao público infantil, seguida de debate;
Domingo (21)
- 17h30 às 18h, cerimônia seguida da Mostra “Onde está o Erê?”, das 18h às 19h, em formato de cinema a céu aberto e com conversa lúdica após a sessão.
Mais vídeos
Sergipanas conquistam títulos inéditos em campeonato de ginástica rítmica
Governo do estado empossa cinco novos procuradores do último concurso público
Confira os destaques do futebol show sergipano nesta terça-feira (16)
Dicas para montar e arrumar a mesa para o natal