Brasil apresenta seis finalistas para tentar vaga no Oscar 2026; Confira a lista

Por Victória Valverde 09/09/2025 13h46
Brasil apresenta seis finalistas para tentar vaga no Oscar 2026; Confira a lista

A Academia Brasileira de Cinema divulgou na última segunda-feira (8) os seis filmes finalistas que irão concorrer à vaga do país na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A seleção foi feita a partir de uma pré-lista de 16 obras, e o longa escolhido será anunciado em reunião da comissão avaliadora na próxima segunda-feira (15).

Entre os finalistas estão produções aclamadas internacionalmente: O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, vencedora de prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator em Cannes; O Último Azul, premiado com o Urso de Prata em Berlim; e Oeste Outra Vez, que conquistou o Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado. Também marcaram presença na lista títulos com forte repercussão em festivais nacionais e internacionais, como Baby, Manas e Kasa Branca.

O filme selecionado representará o Brasil perante a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS), que fará, em seguida, a seleção final dos indicados ao prêmio. A cerimônia do Oscar acontece no dia 15 de março de 2026.

Conheça os filmes selecionados:

Baby (2024) — Dir.: Marcelo Caetano

value.image
Foto: ALINE ARRUDA/DIVULGAÇÃO

Enredo: Wellington, de 18 anos, é liberado de um centro de detenção juvenil e encontra-se sozinho nas ruas de São Paulo. Sem apoio, conhece Ronaldo, homem mais velho que o ajuda a sobreviver. A relação entre eles evolui para um vínculo conflituoso.

Relevância: Reforça narrativas de marginalização juvenil com olhar sensível e complexo; foi destaque em Mostra da Crítica em Cannes, com prêmio de Melhor Ator Revelação para Ricardo Teodoro

Kasa Branca — Dir.: Luciano Vidigal

value.image
Foto: Divulgação

Enredo: Dé, um adolescente negro da periferia da Chatuba (Rio de Janeiro), recebe a notícia do estado terminal de Alzheimer da avó. Com seus amigos, enfrenta a dor e celebra os últimos momentos de presença familiar e afeto.

Relevância: Retrata relações intergeracionais e afetos em comunidades periféricas; recebeu prêmios nos festivais do Rio, Aruanda e Gostoso.

Manas — Dir.: Marianna Brennand

value.image
Foto: Divulgação

Enredo: Na Ilha do Marajó (PA), Marcielle/Tielle, de 13 anos, idealiza sua irmã mais velha. Com o passar do tempo, percebe abusos e contradições familiares, e decide confrontar a violência que permeia as relações femininas à sua volta.

Relevância: Drama intenso sobre violência intrafamiliar e amadurecimento feminino; vencedor do principal prêmio da mostra Giornate degli Autori, em Veneza.

O Agente Secreto — Dir.: Kleber Mendonça Filho

value.image
Foto: Divulgação

Enredo: Ambientado no Recife de 1977, Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia, foge de seu passado e se muda para a cidade em busca de paz — mas descobre que o refúgio não existe nesse contexto político opressivo.

Relevância: Grande destaque da seleção, vencedor de Melhor Diretor, Melhor Ator para Wagner Moura e prêmios da crítica em Cannes; tem forte carga política e estética.

O Último Azul — Dir.: Gabriel Mascaro

value.image
Foto: Divulgação

Enredo: Tereza, de 77 anos, é obrigada a se mudar para uma colônia habitacional na Amazônia. Antes do exílio forçado, embarca em uma jornada fluvial para realizar um último desejo que pode mudar seu destino.

Relevância: Reflexão sensível sobre envelhecimento e coerção estatal; premiado com o Urso de Prata no festival de Berlim.

Oeste Outra Vez — Dir.: Erico Rassi

value.image
Foto: Divulgação

Enredo: No sertão goiano, dois homens, abandonados pelas mulheres que amam, se tornam rivais em uma disputa violenta, marcada por amargura e fragilidade emocional.

Relevância: Neo-western com estética regional marcante; grande vencedor do Festival de Gramado (Melhor Filme, Ator Coadjuvante e Fotografia).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp