Aracaju recebe Festival de Cinema Europeu

30/09/2015 22h41
Aracaju recebe Festival de Cinema Europeu
None

Entre os dias 09 e 14 de junho, a cidade de Aracaju recebe o Festival de Cinema Europeu, que tem como objetivo promover a cultura europeia no Brasil, unindo diferentes manifestações culturais para celebrar o dia da Europa. As exibições são gratuitas e serão realizadas na Sala de Projeção Walmir Almeida do Centro Cultural de Aracaju, administrado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e no Cine Vitória.

Com uma seleção de dezoito filmes de países diferentes, o festival traz os mais variados gêneros em torno do tema Cidadania e Desenvolvimento. "O conjunto das obras é diverso, abarcando desde o conflito entre árabes e judeus no filme alemão Kadish Para Um Amigo, passando pela contracultura estoniana em O Novo Mundo, até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol no espanhol Diamantes Negros", explica a curadora Daniela Marinho.


Para Rosângela Rocha, coordenadora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, essa é uma continuação do trabalho que vem sendo feito, principalmente no sentido de difusão de produções nacionais e estrangeiras que, em geral, não chegam ao grande público. "Para nós que fazemos o Npdov é extremamente importante ampliarmos as parcerias e recebermos projetos importantes com a chancela do escritório cultural da Embaixada da Espanha que, desde janeiro, vem contribuindo na divulgação e acesso da cultura espanhola em Aracaju através de sua cinematografia e da europeia. Aproveitamos para convidar a todos os sergipanos para compartilhar desse prazer", conta.


Na sessão de abertura, na sala Walmir Almeida, será exibido o filme "Il sole dentro" (O sol dentro), do diretor Paolo Bianchini. Baseado em fatos reais, a película conta a história de dois adolescentes da Guiné que tentaram emigrar clandestinamente para a Europa, em busca de estudo e um futuro diferente para o continente africano, vitimado pela colonização europeia.


Com apoio local do Npdov e do Cine Vitória, a realização do festival é da Delegação da União Europeia no Brasil, Escritório Cultural da Embaixada da Espanha em Brasília, Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación, EUNIC Brasil - Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da EU.


11ª Semana da Europa 


A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.


Confira a programação completa da Sala Walmir Almeida:


FESTIVAL DE CINEMA EUROPEU


Terça-feira 09/06 às 15h


"O Sol Dentro" (2012), de Paolo Bianchini - Itália
Drama | 100 min
Classificação Indicativa: livre
Sinopse: os guianeses Yaguine e Fodé escrevem uma carta para "os responsáveis pela Europa", em nome de todas as crianças da África. Eles pedem acesso à escola, comida, medicamentos. Com ela no bolso, os protagonistas se escondem dentro do bagageiro de um avião.

 

Quarta-feira 10/06 às 15h


"Homens de Esperança" (2011), de Ji?í Vejd?lek - República Tcheca
Romance | 110 min
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Pode a infidelidade ser base de uma relação feliz? O boêmio e encantador Rudolf acredita que sim. Ele não entende a ingenuidade de seu correto genro Ondrej, que começa perigosamente a entediar sua esposa Alice. Como Rudolf é um pai amoroso, ele oferece algumas dicas comprovadas sobre como trazer a emoção para o casamento moribundo.
 
 
Quinta-feira 11/06 às 14h
 
"Diamantes Negros" (2013), de Miguel Alcantud - Espanha


Drama | 94 min
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: os amigos de infância Amadou e Moussa são escolhidos em Mali por um olheiro de futebol. Eles são separados das suas famílias e levados a Madri. Uma viagem pela Espanha, Portugal e Norte da Europa, irá ensiná-los as sombras do "jogo bonito", um negócio que deixará de tratá-los como crianças para vê-los como "Diamantes Negros".
 
 
"A Gangue de Oss" (2011), de André van Duren - Países Baixos (16h)


Policial | 108 min
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: nos anos 30, a cidade de Oss era dominada pela criminalidade. A polícia militar do norte do país foi enviada para libertá-la de uma terrível gangue. No entanto, os agentes descobrem que até os funcionários municipais se envolvem na prática de crimes sexuais e fraude. O conflito explode entre o Sul católico e o Norte protestante do país, provocando a queda do governo - o último que havia antes da Segunda Guerra Mundial.
 
Sexta-feira 12/06 às 14h


"Thomas, o Falcoeiro" (2000), de Václav Vorlí?ek - Eslováquia
Aventura | 96 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: debaixo de castelo do aristocrata Belador vive o jovem Tomás, de 14 anos, que é capaz de falar com os animais como seus familiares. Sua vida está correndo tranquilamente até o dia em que os cavalos matam o pai. O avô Metodei vai ao castelo de Belador pedir emprego. Tomás o acompanha e namora Formína, filha do proprietário. Para evitar ser castigado, Tomás escapa para a selva, onde aprende a arte de falcoaria.
 
"O Investigador" (2008), de Attila Gigor - Hungria (16h)
Suspense | 107 min
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: reservado e introspectivo, o patologista forense Tibor Malkáv cuida de sua mãe, que sofre de câncer. Precisando de dinheiro para o tratamento, o protagonista aceita matar um desconhecido. Inesperadamente, ele acaba experimentando um incomum jogo de identidades entre vítima e assassino.
 
 
Cine Vitória
 
Sábado 13/06 às 14h
 
"A Estação de Rádio" (2012), de Nicolas Philibert - França
Documentário | 103 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Quantos takes são necessários para gravar a acústica perfeita de uma porta se abrindo? E para modular corretamente a voz de um leitor? O documentarista Nicolas Philibert encara o desafio de fazer um filme sobre a Radio France. Munido de sua câmera e equipamento de áudio, o cineasta passou seis meses dentro dos corredores do lugar, registrando a meticulosa rotina de trabalho dos funcionários da estação e sua programação - que inclui concertos, entrevistas, reportagens e conversas com ouvintes.
 
"Tabu" (2012), de Miguel Gomes - Portugal


Drama | 118 min
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Aurora é uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio do seu passado: uma história de amor e crime vivida na África. O filme conta também a história do fim do império de Portugal no continente africano.
 
 
Domingo 14/06 às 14h
 
"O Amante da Rainha" (2012), de Nikolaj Arcel - Dinamarca
Drama | 132 min
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: uma história sobre a dramática relação amorosa e aspirações políticas da Rainha Caroline e Johann Struensee, médico do desequilibrado Rei Christian VII. Eles sonham com um mundo melhor para o povo. Por intermédio da influência de Johann sobre o Governo do Rei, o poder da aristocracia é diminuído e reformas são introduzidas. Mas é somente uma questão de tempo antes que a corte retome o controle em nome do rei.
 
 
 
"O Reencontro" (2013), de Anna Odell - Suécia
Drama | 88 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Anna Odell, uma artista famosa, não foi convidada para o reencontro da turma da escola. Ela faz um filme sobre o que poderia ter acontecido se ela tivesse ido ao reencontro e confrontado seus ex-colegas, dos quais sofreu bullying. Mais tarde, ela mostra o filme para os ex-colegas de colégio, e documenta suas reações.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: