Academia Brasileira de Cinema divulga lista de pré-candidatos para candidatura no Oscar 2026
Um comissão de seleção irá avaliar os candidatos e escolher o representante brasileiro para a premiação
Já foi divulgada a lista da Academia Brasileira de Cinema com os pré-candidatos para escolha do possível filme que representará o país no Oscar 2026.
No total, são 16 inscritos. Entre eles, estão Oeste Outra Vez, vencedor em várias categorias no Festival de Gramado do ano passado; Vitória, estrelado pela atriz Fernanda Montenegro; O Último Azul, vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim 2025; O Agente Secreto, que venceu dois prêmios na edição mais recente do Festival de Cannes; e o filme Manas, que recebeu mais de 20 prêmios em festivais de cinema internacionais.
Um comissão de seleção irá avaliar os candidatos e irá escolher o representante brasileiro para a edição do Oscar do próximo ano. O grupo é composto por 15 integrantes, sendo 12 sócios da Academia e outros três membros indicados pela diretoria do colegiado.
A comissão vai se reunir remotamente no próximo dia 8 de setembro de 2025 para a escolha de seis títulos. Uma nova reunião será realizada na semana seguinte, dia 15, para a decisão final sobre o concorrente à vaga de Melhor Filme Internacional.
O anúncio oficial dos indicados ao Oscar sai no dia 22 de janeiro do ano que vem. A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para 15 de março.
>> Confira a lista dos 16 candidatos:
- A Melhor Mãe do Mundo;
- A Praia do Fim do Mundo;
- Baby;
- Homem com H;
- Kasa Branca;
- Malu;
- Manas;
- Milton Bituca Nascimento;
- O Agente Secreto;
- O Filho de Mil Homens;
- O Último Azul;
- Oeste Outra Vez;
- Os Enforcados;
- Retrato de um certo Oriente;
- Vitória; e
- Um lobo entre os cisnes.
Fonte: Agência Brasil
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Idoso mostra que nunca é tarde para mudar a rotina e buscar maior qualidade de vida com esporte
Vigilância sanitária realizou inspeções após denúncias de produção irregular de alimentos
Projeto prevê um investimento de cerca de R$ 7 bilhões e a criação de cerca de 3 mil empregos
Terceira edição do workshop Mulheres de Negócios realiza homenagens e promove diversas palestras
Quatro mulheres foram assassinadas em Sergipe por companheiros e ex companheiros em quatro dias
Mais acessadas
Ipesaúde fará manutenção programada nos sistemas durante feriadão da Semana Santa
Entrega de kits da Corrida Cidade de Aracaju segue até sábado (28)
Espetáculo ‘Os Mamutes’ acontece no Teatro Atheneu nesta sexta-feira (27)
Do mapeamento à oportunidade: projeto Trans-Corre conecta pessoas trans ao audiovisual sergipano
Festival de Artes na Caatinga reúne música, dança e cultura popular em Japaratuba
Mais notícias
-
1 dia, 15 horas Do mapeamento à oportunidade: projeto Trans-Corre conecta pessoas trans ao audiovisual sergipano
-
1 semana, 2 dias Oscar 2026 termina sem estatuetas para o Brasil, mas marca espaço inédito para filmes de terror
-
1 semana, 6 dias Wagner Moura será um dos apresentadores da cerimônia do Oscar 2026