Zoológico de Aracaju: leão passa por exames e é afastado da área de exposição

Ele só deve retornar para a parte externa do recindo após plena recuperação.

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 25/04/2023 08h28
Zoológico de Aracaju: leão passa por exames e é afastado da área de exposição

O leão do Zoológico de Aracaju, chamado de 'Léo', foi examinado por uma equipe multidisciplinar na última sexta-feira (21). Ele só deve retornar para a parte externa do recindo após plena recuperação.

De acordo com a administração, foram realizados exames de sangue e urina, raio-x de tórax, cabeça e coluna, além de ultra-sonografia de tendão e abdômen. O animal tem cerca de 20 anos e é considerado idoso, sendo necessário passar por exames periódicos para avaliação das condições de saúde.

Leo chegou ao local em 2012 após ser resgatado de um circo apresentando sérios sinais de maus tratos, alguns bastantes visíveis causados por má alimentação e estresse constante.

Após receber cuidados da equipe de veterinários da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), ele se recuperou, ganhou a companhia de uma fêmea e superou a expectativa de vida de um animal saudável em ambiente natural (uma média entre 8 e 10 anos).

“Como é acompanhado de perto por nossa equipe, qualquer alteração física ou comportamental é logo verificada, e as intervenções necessárias são feitas. Por isso, por vezes, precisamos tirá-lo da área de exposição para as consultas clínicas”, destaca o médico veterinário do Zoológico, Hildebrando Vieira Filho.

O zoológico fica localizado no Parque Governador José Rollemberg Leite.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp