Veja como cuidar da saúde bucal durante o Carnaval

Manter uma rotina de cuidados é essencial para evitar os problemas

Por redação Portal A8SE e assessoria de comunicação Uninassau 06/02/2023 14h54
Veja como cuidar da saúde bucal durante o Carnaval
Foto: reprodução/divulgação ascom

Carnaval se aproxima e um assunto que não se pode esquecer durante a folia é a saúde bucal.

De acordo com Mairaira Leão, professora do curso de Odontologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju - alguns dos problemas relacionados à saúde bucal que os foliões enfrentam neste período são a fratura dos dentes e a pulpite, dor de dente por contaminação de um canal.

value.image
Mairaira Leão, professora do curso de Odontologia|Foto: ascom

Outro problema comum nesse período está ligado ao consumo excessivo de álcool e bebidas com muito açúcar, como refrigerantes. A professora explica que, por conta do excesso, os ácidos corroem a camada mais dura e externa dos dentes, causando erosão do esmalte e sensibilidade. "O álcool acaba desidratando e a boca precisa de saliva para lubrificação de tecidos moles, como língua, gengiva e bochecha. Bebendo álcool em excesso a boca fica seca, o que pode lesionar esses tecidos", pontua.

Para tentar minimizar os riscos e evitar os problemas, o ideal é ter uma rotina de cuidados, que inclui dieta balanceada, rica em fibras e com poucos carboidratos e açúcares, higiene com o uso do fio dental e escovação regradas, além da abolição de hábitos de fumo e monitoramento da glicemia em pacientes diabéticos. "Se uma pessoa ingere uma dieta rica em açúcares e carboidratos e não tem o hábito de higiene bucal adequado, tende a ter mais problemas bucais do que uma com dieta balanceada em fibras e hábitos de higiene diária, inclusive de ir ao dentista. É claro que a agressividade de cada bactéria influencia, mas os fatores anteriormente citados podem agravar ou não o quadro", explica.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp