Veja como cuidar da saúde bucal durante o Carnaval
Manter uma rotina de cuidados é essencial para evitar os problemas

Carnaval se aproxima e um assunto que não se pode esquecer durante a folia é a saúde bucal.
De acordo com Mairaira Leão, professora do curso de Odontologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju - alguns dos problemas relacionados à saúde bucal que os foliões enfrentam neste período são a fratura dos dentes e a pulpite, dor de dente por contaminação de um canal.

Outro problema comum nesse período está ligado ao consumo excessivo de álcool e bebidas com muito açúcar, como refrigerantes. A professora explica que, por conta do excesso, os ácidos corroem a camada mais dura e externa dos dentes, causando erosão do esmalte e sensibilidade. "O álcool acaba desidratando e a boca precisa de saliva para lubrificação de tecidos moles, como língua, gengiva e bochecha. Bebendo álcool em excesso a boca fica seca, o que pode lesionar esses tecidos", pontua.
Para tentar minimizar os riscos e evitar os problemas, o ideal é ter uma rotina de cuidados, que inclui dieta balanceada, rica em fibras e com poucos carboidratos e açúcares, higiene com o uso do fio dental e escovação regradas, além da abolição de hábitos de fumo e monitoramento da glicemia em pacientes diabéticos. "Se uma pessoa ingere uma dieta rica em açúcares e carboidratos e não tem o hábito de higiene bucal adequado, tende a ter mais problemas bucais do que uma com dieta balanceada em fibras e hábitos de higiene diária, inclusive de ir ao dentista. É claro que a agressividade de cada bactéria influencia, mas os fatores anteriormente citados podem agravar ou não o quadro", explica.
Últimas notícias + notícias

Suspeitos de matar fã de Taylor Swift a facadas, no Rio, viram réus por latrocínio

Natal Iluminado é inaugurado no Parque Governador Augusto Franco em Aracaju

Paróquia realiza programação natalina com árvore de oito metros e quermesse em Nossa Senhora do Socorro

Em última batalha contra o rebaixamento, Vasco recebe o Bragantino

Caso Daniel Alves: vítima pede 12 anos de prisão para o jogador

Condições extremas e queda: confira causas das mortes de argentinos nos Andes
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

O Brasil deve registrar mais 220 mil novos casos de câncer de pele não melanoma até 2025

Atalaia 360º: Paróquia realiza evento natalino com árvore feita com material reciclável
