Ansiedade pós-férias: como superar a insônia e dormir bem

Por redação Portal A8SE e assessoria de comunicação 02/02/2023 18h14
Ansiedade pós-férias: como superar a insônia e dormir bem
Foto: assessoria de comunicação Ferreira Costa

Com o final das férias, muita gente costuma enfrentar dificuldades para voltar à rotina, entre elas, dormir bem. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que 41,7% dos entrevistados que estão voltando das férias têm apresentado distúrbios do sono, como dificuldades para dormir.

Entre as dicas do Home Center Ferreira Costa está a cama, que deve ser um local aconchegante, reconfortante e que proporcione uma condição ideal para o descanso. O conforto do colchão precisa estar em harmonia com as cobertas. Diferentes texturas de tecido podem trazer mais conforto para dias mais quentes e mais frios.

O ideal é colocar primeiro o lençol superior, depois o edredom mais “encorpado” por cima. Deixe uma manta ou cobertor mais fino sempre dobrado aos pés da cama, além de ficar elegante e útil para quem tem muito frio à noite. Prefira tecidos com fibras naturais, que aquecem e “respiram”. Lãs, flanelas, algodões e veludos são ótimos para a estação mais fria do ano.

Assim como o colchão, é preciso escolher o travesseiro com bastante cuidado. Sem uma estrutura adequada, o travesseiro pode ser responsável por dores como: cervicalgia, cefaléia, torcicolos, formigamentos nos braços e mãos. O importante é que ele se adapte à necessidade individual, considerando a distância entre a face e o ombro.

Ao deitar, o ombro não deve ficar sobre o travesseiro, independentemente da posição utilizada. Para quem prefere ficar de lado, o ideal é que o travesseiro acomode bem o ombro e a cabeça. Usar outro travesseiro entre os joelhos ajuda a aliviar a pressão nas costas e alinhar o quadril e a região lombar.

Evitar dormir de bruços é outra indicação, porque pode causar dores na coluna. Se for inevitável, o ideal é utilizar um travesseiro baixo no pescoço e outro sob a região abdominal para aliviar a pressão lombar. Outra dica é ter sempre um tapete fofinho ao lado da cama, diminuindo o choque de temperatura ao levantar. Uma ideia legal é colocar um tapete sobre o outro (ou carpete).

É fundamental entender que a luz influencia o ritmo do nosso corpo. Tanto a luz artificial das lâmpadas quanto a luz natural regulam nosso relógio biológico. A luz tem uma forte influência na produção de melatonina no organismo, que é o hormônio que nos manda alertas de que está na hora de dormir.

Para se ter uma boa noite de sono, o corpo precisa começar a relaxar horas antes e a luz do quarto tem um papel importante nisso. A luz quente ou amarela induz o corpo ao relaxamento, sendo mais indicada para iluminar os quartos. Isso acontece porque as lâmpadas que emitem uma luz mais quente, de até 3.000K, criam um clima mais acolhedor, ideal para um ambiente de descanso. Usar uma luz muito branca, ou seja, uma luz mais fria (acima de 6.000K), pode despertar em vez de estimular o sono, por isso geralmente são usadas em locais de trabalho, salas e outros ambientes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp