Museu Histórico de Sergipe recebe exposição 'Mães da Cidade Mãe', em São Cristóvão
Mostra valoriza memória, cuidado e protagonismo feminino na construção simbólica
O Museu Histórico de Sergipe, abre na próxima terça-feira (20), a exposição 'Mães da Cidade Mãe', que apresenta obras produzidas por mulheres artesãs de São Cristóvão.
A mostra é resultado da oficina “Bordando São Cristóvão”, coordenada pela professora Dra. Rosane Bezerra Soares, do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e ministrada pelo professor Sérgio Ricardo Freitas.
As obras foram desenvolvidas a partir de fotografias antigas da cidade e reinterpretadas por meio do bordado. Nesse processo, as participantes assumem simbolicamente a autoria de uma cidade reconhecida como a “mãe de Sergipe”, uma das mais antigas do Brasil, marcada por um vasto patrimônio histórico e cultural.
Ao abordar registros do passado, as artesãs recriam ruas, praças e paisagens de São Cristóvão, evidenciando o cuidado como gesto fundamental na construção do futuro.
Além dos trabalhos desenvolvidos na oficina, a exposição reúne outras obras que dialogam com a memória e o cotidiano do município, ampliando a reflexão sobre pertencimento, identidade e participação coletiva.
A exposição estará aberta ao público com ingresso no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) até o mês de março.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência